Anterior Proxima

Converter vários arquivos

Olá pessoal! Hoje precisei converter alguns arquivos .eps para .png, mas como eram muitos criei um script para esse problema. Testem o script, modifiquem-o e sugiram melhorias, ou mesmo, outro script. Requer o pacote ImageMagick (comando convert).

Por: Iago Lira


Backup incremental com montagem automática e e-mail

Script para backup incremental de dados com montagem automática do dispositivo de armazenamento, com e-mail de status. Para o envio do e-mail de status será necessário que tenha o programa Sendmail instalado. Para a montagem automática deve-se obter o UUID do dispositivo de armazenamento e cadastrá-lo no fstab: Execute o comando blkid, no retorno é possível obter o UUID do dispositivo e seu formato de partição, abaixo um exemplo com 3 HDs, onde o primeiro é para o sistema operacional e os demais para backup: # blkid /dev/sda1: UUID="d38642d1-34f9-43ae-b826-b8bae3f92bc9" TYPE="ext4" /dev/sdb1: UUID="c8b0366c-d3fb-42f2-849f-d2b979e4ffbf" TYPE="ext4" /dev/sdc1: UUID="3d090cf7-ba03-437a-b60e-7dd543c95d90" TYPE="ntfs" Com o UUID em mãos, acrescente no fstab, no exemplo vou acrescentar o sdb1 e o sdc1 porém com o UUID sem estar entre aspas. Caso algum dos HDs utilize USB a montagem automática por parte do sistema operacional não estará disponível, sendo que a montagem deverá ser feita manualmente. Para o script esta montagem já será realizada no própio. # vim /etc/fstab # HD1 - COMPARTILHAMENTOS UUID=c8b0366c-d3fb-42f2-849f-d2b979e4ffbf /compartilhamentos ext4 0 2 # HD2 - BACKUP UUID=3d090cf7-ba03-437a-b60e-7dd543c95d90 /backup ntfs 0 2 Depois de ter acrescido os HDs no fstab, reinicie o serviço udev: # /etc/init.d/udev restart Por fim, parametrize o script da maneira que for adequada e o execute.

Por: Denilson Martins


Bloquear Facebook no Linux Educacional 3

Esse script serve para bloquear o Facebook e outros sites. Foi desenvolvido para o Linux Educacional 3, mas pode ser usado no Ubuntu e seus derivados, para isso é necessário que o pacote dialog esteja instalado.

Por: Paulo Dias


Enviando e-mail localmente após o backup para monitoramento

Configurar Postfix/Sendmail para usar em scripts enviando e-mails em determinado momento. O primeiro passo é ter instalado o Postfix e o Sendmail, em nosso exemplo foi usado o Red Hat 6.4 que já vem com esses pacotes instalados... Configurar o Postfix para fazer relay de e-mails encaminhando para o servidor de correio já existente da empresa, certifique-se de que o correio está habilitado para permitir o relay através desses hosts. Como normalmente os servidores estão na mesma DMZ deve funcionar corretamente ou crie as regras para esta liberação. Postfix em modo null client No modo null client a máquina somente manda e-mail, ela não receberá e-mails da rede, e não entregará e-mails localmente (contas de home users). No exemplo abaixo vamos entender que o domínio é exemplo.com e o nome da máquina é hostname.exemplo.com. Como normalmente o exemplo mostra somente os parâmetros que não são deixados nas configurações padrões: Editamos o aqruivo /etc/postfix/main.cf onde: myhostname = hostname.exemplo.com myorigin = $mydomain relayhost = $mydomain inet_interfaces = loopback-only mydestination = Descrição: Linha 1: Define o myhostname para hostname.exemplo.com, no caso do nome da máquina não ser um nome fully-qualified (nome qualificado). Use o comando "post-conf -d myhostname" para achar o nome da máquina. Linha 2: O myhostname no seu conteúdo também define o valor padrão para o parâmetro mydomain (aqui, "mydomain = exemplo.com"). Linha 3: Nesta linha enviará o e-mail como "user@exemplo.com" (ao invés de "user@hostname.exemplo.com"). Linha 4: Encaminhar todos os e-mails para o servidor de e-mail responsável pelo domínio "exemplo.com". Isso previne dos e-mails ficarem presos neste servidor, especifique outro hostname ou IP caso não tenha o registro MX configurado. Linha 5: Não aceitar e-mails vindo da rede. Line 6: Desabilita entrega de e-mails locais. Todos os e-mails vão para o servidor especificado na linha 4. Após isso usando o Sendmail podemos chamar o envio de e-mail... Sendo assim montamos o script para recolher alguns dados e enviar por e-mail: No exemplo abaixo checo o conteúdo de duas pastas e envio no corpo e-mail para análise de qual conteúdo foi feito backup, no meu caso esse script foi colocado no crontab após a rotina de backup e eu recebo por email o que foi feito.

Por: Kleyton Maia


Limpa comentários e linhas em branco nos arquivos de configuração (.conf)

Desenvolvi este script com o intuito de despoluir visualmente os arquivos de configurações dos serviços no qual trabalho no dia a dia. Até um tempo usava apenas 2 comandos separados por | (OR). Dias atrás resolvi escrever esse script de forma automatizada e com validações. Se você achar algum bug, poste aqui no comentário. Valeu! :D

Por: Olivério Neto


Batalha dos Vingadores

Escolha um vingador (Capitão América, Homem de Ferro, Hulk ou Thor) e lute contra outro vingador. Script simples, para passar o tempo.

Por: Xerxes


Escrita de número em decimal em Assembly Puro para Linux 64 bits (Nasm - Netwide Assembler)

A primeira versão deste código foi criada no formato de 32 bits: http://www.vivaolinux.com.br/script/Escrita-de-um-numero-em-decimal-na-tela-em-Assembly-Puro-para-Linux-x86-(Nasm-Netwide-Assembler)/ Esta versão está no formato de 64 bits, para criação de objeto e linkedição em formato ELF64. Semelhante à primeira, este código utiliza-se da pilha para a reordenação dos dígitos após as divisões sucessivas. Também escrito para usar variáveis globais, não tão adequadas ou elegantes como variáveis locais ou a pilha, visando facilitar a compreensão e uma visão intuitiva do programa. Conforme os restos das divisões são obtidos, serão empilhados, sendo acrescidos do endereço inicial da string "digit", de modo que o valor empilhado aponta exatamente - é um endereço de memória, vulgo ponteiro - para o dígito que deve ser impresso. Conforme são desempilhados os valores, os dígitos vão sendo impressos. O último item a ser desempilhado é um ponteiro para o "new line" armazenado ao final do código. Este caractere identifica o final da escrita dos dígitos, feita através de um cmp (comparação). As diferenças entre a versão de 32 bits e a de 64 bits ficam visíveis no uso das interrupções, chamadas de interrupções e registradores. - Interrupção de escrita 32 bits = 4 - Interrupção de escrita 64 bits = 1 - Interrupção de encerramento 32 bits = 1 - Interrupção de encerramento 64 bits = 60 - Chamada de interrupção 32 bits = "int 0x80" - Chamada de interrupção 32 bits = "syscall" - Registradores usados no código com interrupções de 32 bits = eax. ebx, ecx, edx - Registradores usados no código com interrupções de 64 bits = rax. rdi, rsi, rdx No caso dos registradores, percebe-se que em 64 bits houve uma pequena mudança na analogia usual.

Por: Perfil removido


Buscador de CEP

Este é um web-crawler simples escrito em Python 3 que serve para pesquisar endereços e CEP correspondentes através da linha de comando. Ele não utiliza nenhuma API específica, apenas acessa a página dos Correios e pesquisa o endereço. Modo de uso: $ ./buscacep.py "Endereço ou CEP a ser pesquisado" Utilize um endereço por vez. Exemplos: $ ./buscacep.py Avenida nacoes unidas bauru $ ./buscacep.py 17010-130

Por: Fernando



Anterior Proxima



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts