Anterior Proxima

asbuild (Auto-SlackBuild)

O "asbuild" (abreviação para "Auto-SlackBuild") é um script criado com a finalidade de automatizar a instalação de pacotes do SlackBuild no Slackware; Em poucas palavras, você precisa apenas baixar o SlackBuild do programa que deseja instalar, baixar o fonte deste programa e por fim, rodar este script. Sintaxe de uso: # ./asbuild <slackbuild> Onde <slackbuild> é o SlackBuild do programa que você deseja instalar (lembre-se de ativar a permissão de execução no script). Exemplo: Suponhamos que você queira instalar o Leafpad (editor de textos) no seu sistema usando este script. A primeira coisa que você deve fazer é acessar o site dos SlackBuilds (slackbuilds.org) e, no campo de buscas, digitar "leafpad"; Em seguida, você será apresentado à pagina de download do SlackBuild e do fonte do pacote (Leafpad), agora, você deve fazer o download de ambos os pacotes (leafpad-0.8.18.1.tar.gz e leafpad.tar.gz) e por fim, rodar o comando "./asbuild leafpad.tar.gz". Dica final: Caso você queira "instalar" o script, a fim de poder executá-lo de qualquer lugar do sistema, rode o comando abaixo: # cp asbuild /usr/local/bin Enjoy!

Por: Perfil removido


Debian - inicializando VMs (VirtualBox) no boot

Primeiro cumpre esclarecer que o foco está no VirtualBox, instalado em uma distribuição Debian 7.6.0 (32 bits), mas isso deve ser possível com qualquer outro virtualizador e/ou versão Linux, desde que feitas as devidas adaptações. O procedimento é muito simples. Criamos um script que usa configurações estáticas. Logicamente, este programa requer VirtualBox instalado e funcionando, com o aplicativo vboxmanage devidamente configurado. O apt-get resolve isso na maioria dos casos em distribuições Debian (ou baseadas em Debian). Também requer máquinas virtuais criadas e previamente configuradas. Lembre-se de que o usuário que cria as VMS é o único que poderá controlá-las. Aqui no site tem muita dica boa sobre criação e administração de VMS (inclusive na linha de comando), e na internet tem mais uma pá de coisas muito boas (inclusive em inglês), portanto, não mencionarei esses procedimentos aqui. Pouco provável o contrário, mas os programas "su" e "update-rc.d" também devem estar instalados. O interpretador de comandos que eu usei foi o bash. Considerações: 1. Como usuário root do sistema, grave o arquivo/script no diretório /usr/local/bin"; 2. Com o arquivo/script gravado, dê permissão de execução a ele com o comando: # chmod +x /usr/local/bin/nome_do_script 3. Crie um link simbólico desse arquivo para o diretório "/etc/init.d": # ln -s /usr/local/bin/nome_do_script /etc/init.d 4. Atualize a lista de programas iniciados no boot com o comando: # update-rc.d nome_do_script defaults Para ser mais prático, e considerando que a intenção é rodar esses comandos no boot/desligamento, você também poderia gravar/criar o arquivo/script em "/etc/init.d". Eu preferi fazer um link simbólico. Usar o usuário root para gravação do arquivo/script é uma atitude não obrigatória, fica a seu critério (logicamente, há implicações decorrentes). Dependendo das configurações das VMS ou/e da capacidade de processamento/carga do seu servidor, isso pode atrasar um pouco a inicialização ou desligamento da máquina. Perceba que todas as VMS têm o mesmo dono.

Por: Cláudio Souza Jr.


Instalando o WhatsApp no computador

Resolvi escrever um script para automatização da instalação do WhatsApp no Debian/Ubuntu. Neste script as linhas de comando não foram criadas por mim. Quem for executar o script deve baixar o arquivo "zip", descompactar e executar o arquivo "whattsapp.sh" dentro da pasta que estão os arquivos. $ sudo ./whattsapp.sh Fonte: http://www.sempreupdate.com.br/2014/04/como-configurar-e-usar-o-whatsapp-no.html

Por: maxshu


Controle de banda individual com shaper

Script para implementação de controle de banda utilizando o programa shaper, para derivados Debian.

Por: Denilson Martins


Criação de pasta com senha no Apache

Esse script cria a pasta acessível no browser protegido por senha. Para acessá-la basta digitar o seu domínio seguido do diretório criado. Segue: http://www.seudominio.com.br/diretoriocriado Levando em conta que seu Apache esteja devidamente instalado e configurado....

Por: Roberto Costa


Checagem e remoção de arquivos

Esse script que criei em Python checa seus arquivos de uma pasta e vê se eles estão presentes em outra, se estiverem eles serão excluídos, senão continuam lá. Fiz ele principalmente por causa das músicas repetidas em outras pastas para assim não precisar fazer esse trabalho manualmente.

Por: Émerson Moreira


Plugin para o Nagios monitorar o vencimento do certificado Zimbra

Quem trabalha com servidor Zimbra deve estar habituado com a renovação anual do certificado. O problema é que ele não avisa quando está perto de vencer, ele até mostra o vencimento na sua página de administração, mas não envia um aviso. Criei este simples script e o adicionei como um plugin ao Nagios para fazer este monitoramento pra mim, se faltar menos de 15 dias para o vencimento o Nagios irá me avisar. Algumas considerações: - Em meu cenário, utilizo um servidor Nagios monitorando todo o ambiente. - No servidor Zimbra que será monitorado é necessário que tenha instalado o cliente NRPE (Nagios Remote Plugin), cliente que trabalha com o servidor Nagios. - Coloque este script no diretório de instalação do cliente Nagios, na pasta de plugins /usr/local/nagios/libexec (esta pasta já contém vários plugins que vem com a instalação, se não conhece, vale a pena pesquisar pois são bem úteis). - No servidor do Nagios, faça as configurações dos parâmetros de checagem do servidor Zimbra em seu arquivo correspondente. Obs.: caso queira checar este vencimento sem o Nagios, basta colocar este script para rodar no cron de seu servidor Zimbra, e acrescentar um bloco para enviar um email para você com as saídas. Dúvidas, sugestões, fiquem à vontade em comentar.

Por: Celio Lelis


MPlayer em modo texto com desligamento programado do sistema

Simples mas prático, para assistir um filme antes de dormir. ;)

Por: wellington



Anterior Proxima



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts