Anterior Proxima

Jogo de labirinto feito em shell script

Este jogo possui fases aleatórias e seleção do nível de dificuldade. Foi baseado no gerador aleatório de labirintos de Joe Wingbermuehle localizado em: https://raw.github.com/joewing/maze/master/maze.sh Acrescentei o conceito de movimento e colisões para criar o jogo. Naturalmente uma linguagem compilada deve ser mais eficiente para este tipo de uso, porém esse joguinho serve para mostrar o poder nem sempre reconhecido do shell script.

Por: Fernando


Descobrir operadora de celular

Esse programa recebe de entrada o número de um celular e retorna a qual operadora ele pertence usando a API do http://www.telein.com.br. A telein fornece de graça um total de seis consultas IP/dia, esse programa faz uso dos três servidores deles, fazendo subir o número de consultas para dezoito consultas/dia.

Por: rafaelmspc


Pingmon1.0 - Ping Timeout Monitor

Esse script é bem simples, ele coleta o timeout do comando ping, e devolve ele como um gráfico. Os planos agora são melhorá-lo e torná-lo mais útil.

Por: Tulio Amancio


Ordenando números em arquivo

Objetivo: converter um arquivo TXT contendo números aleatórios, colocando em outro arquivo os mesmos ordenados. Observação: você deve criar um arquivo com números aleatórios na pasta onde você vai compilar o código (ex.: "exerc9.txt").

Por: ilmar machado barcellos


Comparando arquivos por data

Depois de muito procurar, e não encontrar, resolvi desenvolver um script que recebe dois arquivos e retorna qual é o mais recente. Espero que seja útil. Abraços.

Por: Guinux


Postfix - Listar usuários com over quota

Exibir todos os usuários com over quota. No meu caso, os usuários localizados no diretório /home/remote/.

Por: Thiago


Backup de arquivos com rsync

Srs. Segue script para efetuar backup utilizando rsync e wake-on-LAN. - Este script liga os servidores, caso estejam desligados. - Efetua sync dos arquivos. - Desliga os servidores listados, após execução do sync. - Utiliza chave RSA para efetuar conexão sem solicitar senha.

Por: Breno Morato Mesquita Sabella


Remover espaços em branco em nomes de arquivos

Nome do script: semespaco Este script facilita muito a eliminação de espaços em branco nos nomes de arquivos, para que estes arquivos possam ser utilizados por outros comandos que não aceitam espaços em branco em nomes de arquivos, como o comando gs e outros comandos. Notas: Este script é muito bom e seguro para eliminar o espaço em branco do nomes de arquivos, pois é aplicado somente ao arquivo especificado, outros comandos para a mesma finalidade costumam eliminar os espaços em branco de todos os nomes de arquivos, sem exceção e até de subdiretórios. Ele facilita muito a vida de quem costuma imprimir páginas HTML em PDF utilizando a extensão PrintPDF para Firefox, pois pode-se reduzir o arquivo PDF gerado para que fique bem menor utilizando o comando gs (que não aceita arquivos com espaços em branco no nome). Truque Com este script você pode eliminar os espaços em branco dentro de qualquer gerenciador de arquivos sem precisar usar janela de terminal, basta que o mesmo tenha a opção "Abrir com...". Basta selecionar esta opção e escolher outro aplicativo, desmarque a opção "Usar como padrão" ou "Associar" caso tenha essas duas últimas opções, digite semespaco e clique em OK, e pronto os espaços do nome do arquivo serão substituídos pelo caractere sublinhado. Obs.: este procedimento não funciona com pastas dentro do gerenciador de arquivos.

Por: Fernando T. Da Silva



Anterior Proxima