Plugin para Nagios
Estranhamente o Nagios não possui um plugin nativo de checagem de memória. O script abaixo faz esse papel, ele verifica a memória total, a memória usada, e compara com os parâmetros de warning e critical, se a porcentagem da memória usada for maior do que o primeiro parâmetro (warning) ele avisa como warning, se for maior do que o segundo (critical) ele alerta um critical. A sintaxe é a seguinte: check_ram [warning] [critical] Exemplo: ./check_ram 80 90 Espero que seja útil!
Por: Rodrigo Garcia
Redundância de links dedicados
Eu não gosto de pegar as coisas prontas na Internet. Devem ter milhares de scripts que fazem redundância de links por aí, mas eu gosto de criar os meus. No máximo busco informações sobre comandos ou coisas do tipo. Esse script foi criado a partir da necessidade de haver redundância entre os links dedicados que interligam as unidades da empresa em que eu trabalho. Sei que existem muitas formas de se fazer isso, talvez até mais fáceis, mas essa foi a minha maneira. Esse script trabalha o shell e o "awk", e utiliza basicamente os comandos ping e route para controlar os links. Ele captura a rota padrão atual e compara com a variável do gw primário, se ambos forem idênticos, então ele testa os ips de teste pre definidos no próprio script. Caso haja resposta do primeiro ip de teste, ele simplesmente não faz mais nada. Caso não haja, ele faz o teste com o segundo ip. Se esse também não responder, ele troca o gateway padrão para o gateway secundário, conforme é demonstrado no função "GATEWAY()", e gera uma saída para o arquivo "gateway.log". Além de trocar o gateway padrão, ele troca todas as rotas que saem pelo gateway primário para saírem pelo gateway secundário e vice-versa. Se no momento da comparação do gateway atual com o gateway primário eles não forem idênticos, então ele vai comparar o gateway atual com o secundário e o processo continua o mesmo. Daí é necessário agendar a execução do script para que a verificação seja contínua e automatizada. Espero que gostem e que seja bem útil!
Por: Rodrigo Garcia
C split
Função parecida com a split() do JavaScript. $ gcc -o split split.c $ ./split Pode-se excluir a função main desse fonte, e usá-lo como "include" em outros projetos: $ gcc -c split.c $ gcc split.o meu_programa.o -o meu_programa No 'meu_programa' basta chamar a função.
Por: Enzo de Brito Ferber
Inserção de máquinas no banco de dados para controle interno
Minha necessidade neste script foi a inserção de máquinas em um banco de dados na rede local para controle de bloqueio e liberação, com isso eu tinha a necessidade de armazenar nome, IP e MAC do micro. O MAC estou tratando apenas para padronização do nosso banco de dados.
Por: Diego Godoi
Justificador de texto em 80 colunas
Hoje eu precisei justificar um texto em 80 colunas (como o man do Linux), mas não achei nenhum programa built-in pra fazer. Então, depois de procurar muito, achei uma thread que dizia que o emacs fazia isso.... Odeio o emacs. Então fiz o programa pra trabalhar em conjunto com o fmt do GNU/Linux. Fica assim: $ fmt -w 79 arquivo | ./just O just coloca tudo em 80 colunas, usando apenas espaços. Bem legal e resolveu meu problema. Pra ficar melhor é só colocar na ~/bin
Por: Enzo de Brito Ferber
Máscara de celular com 8 ou 9 dígitos
Script para mascarar campos de telefone/celular em formulários, com suporte a 9 dígitos.
Por: Paulo Dias
VOL News
Script que mostra no terminal as últimas atualizações do Viva o Linux sem precisar entrar no site.
Por: Xerxes
Automatizando o Nagios
Nada melhor quando você tem um Nagios automatizado, pra quando você precisar criar um Host não precisar ficar editando arquivos e acaba tendo um pouco de trabalho. Por isso criei um script que automatiza isso tudo, você só precisa preencher os campos solicitados. Segue o script para automatizar seu Nagios, lembrando que esse padrão só serve para o meu Nagios, então deverá ler todo o arquivo e editar da forma que funciona sua configuração. Se tiver conhecimento de GNU/Linux e script, não terá problemas para entender este. NOTAS: Você precisará editar o arquivo hostgroups.cfg para o script poder entender os menus criados para preencher os campos necessários. Você precisará incluir uma linha comentada depois da linha "alias" com o mesmo nome da variável criada dentro do script, como abaixo: ######## Grupo CPD define hostgroup { hostgroup_name SW_A1-3Com alias SW_A1-3Com ######## SW_A1-3Com members Notebook001,Notebook002 } Se fizer dessa forma funcionará perfeitamente. Nessa edição do hostgroups.cfg você está simplesmente criando uma referência para o script, pode incluir o host na posição exata, lembrando que dei um exemplo de apenas um grupo, se você tiver 3 grupos, terá que criar a linha comentada nas respectivas linhas. - Não esqueça de fazer um backup das configurações do Nagios antes de colocar a mão na massa! - Não esqueça de dar permissão de execução ao arquivo criado, no meu caso: add_nagios.sh Abraços!
Por: Reinaldo Zancoper Jr
Gentoo binário em 2026: UEFI, LUKS, Btrfs e Systemd
Trabalhando Nativamente com Logs no Linux
Jogando Daikatana (Steam) com Patch 1.3 via Luxtorpeda no Linux
LazyDocker – Interface de Usuário em Tempo Real para o Docker
Substituindo o NetworkManager pelo iwd (e iwgtk)
Em qual Arquivo colocar as Configurações
Forçar resolução teimosa no Wayland
Como fazer um pendrive bootável utilizando a ferramenta Rufus









