Anterior Proxima

Backup de Diretórios

Este script basicamente checa dias da semana, semana do mês, gera backup, envia ao servidor, checa integridade, envia email de confirmação se tudo tiver dado certo e remove arquivos temporarios Usei de comandos básicos para implementar o script e espero estar contribuindo. No passo a passo tentei explicar a lógica. Para implementação é necessária instalacao dos pacotes: -Mailx ( Enviar mail ) -Sharutils ( Anexos ) -e um SMTP Dica: utilize cron para facilitar implementação.

Por: Danilo Josino


Árvore binária

O objetivo é falar da forma mais clara e resumida sobre árvores binárias de busca, e com isso auxiliar outros aspirantes a programadores (assim com eu) a conseguirem dar mais um passo nessa difícil jornada. Perceba que a definição é recursiva e, devido a isso, muitas operações sobre árvores binárias utilizam recursão. É o tipo de árvore mais utilizado na computação. A principal utilização de árvores binárias são as árvores de busca binária. Uma grande vantagem de uma árvore binária é que ela propicia pesquisas muito rápidas. Grande vantagem: flexibilidade e eficiência quando usadas em programas de gerenciamento de banco de dados. O código que utilizo como exemplo apenas captura as informações fornecidas pelo usuário e as armazena numa árvore binária e na sequência percorre a árvore das três formas possíveis exibindo os valores armazenados. Cada árvore possui: • Raiz ou nó e várias subárvores • As subárvores também são um árvore • Os nós que não possuem nenhum filho, são chamados de folha • O grau de uma árvore diz respeito ao número de máximo de subárvore em cada nós da árvore • A altura ou tamanho da árvore diz respeito a quantidade de níveis da árvore Numa árvore binária cada nó tem no máximo 2 filhos Em cada nó temos a informação que será a raiz e dois ponteiros, um para o filho esquerdo e outro para o filho direito A implementação de uma árvore binária é baseado no conceito de listas encadeadas. Uma árvore binária com raiz R é uma árvore binária de busca (ABB) se: 1. Se a chave de cada nó da subárvore a esquerda de R é menor do que a chave do nó R; 2. A chave de cada nó da subárvore a direita for maior do que a chave do nó R; 3. As subárvores esquerda e direita também devem ser abb's. Etapas de uma implementação: a. Uma struct que será o molde da nossa árvore b. Criar um ponteiro do tipo desta struct recém criada e uma variável do tipo inteiro que armazenará a quantidade de elementos inseridos na árvore (devem ser variáveis globais) c. Um método construtor (onde o ponteiro receberá NULL e o contador receberá zero) d. Método destrutor (devemos liberar a memória alocada) e. Método que verifica se abb está vazia (essa condição é satisfeita quando a raiz apontar para NULL) f. Método que verifica a quantidade de elementos inseridos g. Método de inserção h. Método de pesquisa i. Método de busca: i. Em ordem:subarvore esquerda, raiz, subarvore direita ii. Pré-ordem: raiz, subarvore esquerda, subarvore direita iii. Pós-ordem: subarvore esquerda, subarvore direita, raiz j. Método de exclusão Aguardo sugestões.

Por: Marcos


Números primos

Programa em C que verifica se o número digitado é ou não primo.

Por: White Hawk


Métodos Privados em Ruby

Exemplo de acesso de classes privadas em Ruby. O programa dará um erro ao tentar acessar uma classe privada por uma classe estranha, mas executará normalmente ao ser acessada por uma classe descendente.

Por: Luciano Alexandre de Farias Silva


C join

Função que junta um array char** em apenas uma string, todos os elementos separados por um token. join( {"Enzo", "Ferber"}, ':'); // só demostração! Retorna: "Enzo:Ferber:" ;) O arquivo que estou enviando tem o split.c e o join.c Pra compilar, $ gcc -c split.c $ gcc -c join.c $ gcc -c joinsplit.c $ gcc -o joinsplit joinsplit.o split.o join.o $ ./joinsplit Viva o Linux : :)

Por: Enzo de Brito Ferber


Exemplo de utilização de métodos em Ruby

Um pequeno e simples exemplo de como criar e utilizar método em Ruby.

Por: Luciano Alexandre de Farias Silva


Apagar arquivos maliciosos de pastas compartilhadas pelo Samba periodicamente

Esse script é usado para apagar arquivos maliciosos de pastas compartilhadas pelo Samba, mas pode ser usado para apagar arquivos de determinadas extensões em qualquer pasta. Foram utilizadas apenas algumas extensões conhecidas de arquivos maliciosos. Com esse código o script está apagando os arquivos a cada 4 segundos. Logado como usuário root, basta colar o código num arquivo texto, e nomeá-lo como desejar, por exemplo: apagavirus.sh Observação: Fique atento para não deixar várias instâncias do script executando ao mesmo tempo na mesma máquina, pois, como se trata de um loop infinito, várias instâncias podem acabar consumindo muitos recursos de memória e processamento da máquina.

Por: Mário Jorge Santos


Função Busca Caractere

Função em C++ para buscar um caractere qualquer em uma sequência digitada.

Por: Luciano Alexandre de Farias Silva



Anterior Proxima