Crivo de Eratóstenes Simples em Ruby
9 de 10 livros que vejo sobre Ruby tem o tal Rails no título. Este script estaria no décimo livro :-) - estaria porque não foi tirado de livro algum - já que ele não é de Rails. Tudo bem? Quando "executado em console" (sic) exibe números primos no intervalo de 1 a 10000. Segue a lógica do Crivo de Eratostenes. Mas é muito lento. Aumentando o valor para 100000 chega a demorar trinta segundos. Em Perl os mesmos de 1 a 100000 demoram cerca de três segundos. Em C ... deixa pra lá :-) A minha dúvida reside se há o que melhorar usando alguma coisa sintaxe de Ruby. No caso de Perl foi bem testado até chegarem aos menores consumos de tempo. Por exemplo, em Perl laços "while" são mais rápidos que laços "for" e "foreach". Essa diferença de tempo pode vir a ser por maturidade de projeto? Agradeço se alguém apontar onde estão os gargalos.
Por: Perfil removido
RWmp4FlvAVIXvid
Bom esse script serve pra você deixar dentro do diretório onde há todos os vídeos pra serem convertidos em massa. Obs: usando mencoder, então instale pra poder usar o script. Versão converte de mp4, flv para aviXvid, por enquanto.
Por: Perfil removido
Função para escrita de um número em notação binária através de recursão
Este programa traz um função recursiva que escreve na tela em base 2 (base binária) um número fornecido previamente. No programa ela é usada em teste para os números de 1 a 100. Ele adentra em si mesmo até encontrar o caso-limite, que é a chamada para zero. Depois ele retorna das chamadas escrevendo o que foi encontrado. Deste modo ele não imprime o número ao contrário. Há um tratamento de exceção no início através de uma variável estática interna à função usada como "flag". Ela sinaliza se o zero encontrado foi fornecida na primeira chamada ou se é um caso final onde o número foi inteiramente dividido. Se for um caso inicial, ele imprime este zero. Senão ele retorna das chamadas. Isso permite que nos outros casos não sejam escritos zeros no início dos números. Como sempre, aguardo por bugs.
Por: Perfil removido
RWwmaMp3 - converter wma para mp3
Script simples para converter de wma para mp3. Converte todos os arquivos wma do diretório corrente. Obs.: Para usá-lo, instale antes o mplayer.
Por: Perfil removido
RWLamp - Instalador Lamp-server
Desenvolvi para facilidade em instalar o Lamp-server já que muitos aqui no fórum tentam usar o xampp, particularmente eu tive muitas dores de cabeça com esse tipo de programa que diz facilitar sua vida ao instalar tudo tão fácil! Então decidi em um script fazer isso. Havendo problemas pode comunicar, eu uso sempre que formato meu Notebook. Obs.: Uso Ubuntu 11.04, só pra deixar claro que testei nele. E uso sempre que formato o Notebook. Stay Linux :)
Por: Perfil removido
Array de números aleatórios não-repetidos de um intervalo em Shellscript (Bashscript)
Este script preenche um array de tamanho N com números aleatórios pertencentes ao intervalo de 1 a N. Ele gera um número e verifica se já foi inserido. Se sim, ele insere, gera outro e repete-se de novo. Se não, ele gera outro número e volta ao teste até o preenchimento completo do array. Dá prá saber se foi repetido algum número com o seguinte comando: $ ./alea001.sh | sort -n --key=2 Que pode ser melhorado usando-se comandos de linha como uniq, que filtram texto por critério de repetição. O teste foi feito usando-se o número 52 porque é o mesmo número de cartas do baralho comum. Por enquanto está sem falhas.
Por: Perfil removido
Lista de números aleatórios não-repetidos de um intervalo em Perl
Este script gera uma lista unidimensional tamanho N, preenchendo esta completamente com números aleatórios no intervalo de 1 até N sem repetições. Gera-se um número aleatório, este é verificado se foi inserido anteriormente. Se caso não, ele o insere e repete o procedimento, senão ele gera outro valor e procura novamente se repetiu. Até que a lista esteja por completo cheia com um valor de cada. Repetições podem ser visualmente identificadas através de: $ ./alea001,pl | sort -n --key=2 Escolheu-se o valor 52 para teste por ser este o número de cartas de um baralho-padrão. A verificação de repetições tornar-se á exaustiva caso não seja automatizada. Por enquanto não constam falhas, sendo que na versão em C já constei por algo. Logo podem haver.
Por: Perfil removido
Vetor de números aleatórios não-repetidos de um intervalo em C
Este programa cria um vetor unidimensional de tamanho N e preenche-o por completo com números no intervalo de 1 até N sem repetir um número já inserido na próxima inserção. Ele tenta gerar um número aleatório, verifica se este já está escrito, caso não esteja ele insere e procura valores para a próxima posição, senão ele gera outro valor e reprocessa com o teste. Para se observar se houve alguma repetição, pode se observar a saída do seguinte comendo: $ ./alea001 | sort -n --key=2 A título de exemplo foi escolhido o valor 52 por causa do baralho tradicional ter 52 cartas. Para valores pequenos observa-se diretamente se houve repetições. Ainda não encontrei falhas, o que significa que não possa havê-las.
Por: Perfil removido
Gentoo binário em 2026: UEFI, LUKS, Btrfs e Systemd
Trabalhando Nativamente com Logs no Linux
Jogando Daikatana (Steam) com Patch 1.3 via Luxtorpeda no Linux
LazyDocker – Interface de Usuário em Tempo Real para o Docker
Instalando fontes via script no Nautilus Scripts no Gnome do Debian 13
Substituindo o NetworkManager pelo iwd (e iwgtk)
Instalar Linux em notebook Sony Vaio VPCEG13EB (2)
GLPI Não atualiza Inventario (0)









