Script Firewall - Regras do Iptables
Olá pessoal, sou nova aki e gostaria de contribuir e ver a opinião de vocês sobre esse script de firewall. Tenho algumas duvidas sobre se existe erros graves que possa prejudicar a minha rede em questão de segurança. O script baseia-se no seguinte: Lan empresarial 1 firewall com SSH (eth0-eth1) 192.168.0.1/24 - eth1 1 proxy 192.168.0.3/24 1 S. web com SSH 192.168.0.11/24 1 S.SSh 192.168.0.12/24 Internet 200.200.0.0/8 Lan Domestica: 2 pcs 192.168.0.0/24 1 gateway 192.168.0.254/24 O proposito dessas redes e de que se comuniquem saindo pela internet. Agradeço desde de já aqueles que quiserem deixar sua opinião. Esse script originalmente é do meu professor de redes e foi dado com a intenção de modifica-lo para ser usado num trabalho, fiz as devida modificações, e esse foi o resultado, por enquanto, pois pretendo trabalhar ainda mais encima dele. Qualquer modificação ire postar aki. Bjos
Por: marilene franklin de melo
Loadbalance
LoadBalance para servidor com dois links de Internet e um para rede local. O Script faz o balanciamento através de marcação de pacotes (ip rule) para serem distribuídos pelo "ip route" de acordo com a tabela indicada. # Em outros casos, poderá servir apenas de exemplo para ser estudado.
Por: Marcelo Viana
Um kill diferente
Desenvolvi um script que tem por finalidade matar um processo através do 'comando/parte do comando' que foi utilizado para iniciar este mesmo processo. O script foi criado para solucionar o problema onde eu deveria iniciar um script em java que roda (em um servidor com diversas aplicações) às 00:00 horas e matá-lo às 06:00, o problema era a lentidão das aplicações ao rodar o script java pois o mesmo sobrecarregava o banco de dados e a JVM tornando-o impraticável o uso das aplicações. O uso deste script para mim é agendar uma tarefa com o at em um determinado horário e matar após um outro horário, e o uso segue da seguinte forma: ex: #inicio do processo at 00:00 cd /diretorio_onde_esta_meu_script/ php meu_script_20120104.php #fim do script at 06:00 cd /diretorio_onde_esta_o_kill.sh/ ./kill.sh 120104.php #fim do exemplo Como podem ver, matei o script.php utilizando um pequeno trecho do comando que foi executado, neste caso o comando executado foi php meu_script_20120104.php e para matar utilizei apenas 120104.php Deve-se ter cuidado com a utilização para não matar coisas indevidas, se você der um ./kill.sh a irá matar todos os processos que contiverem a letra a! Ainda irei incrementar mais funções como uma opção que permita o kill.sh rodar mais de uma vez caso o script que queira matar esteja sendo executado em diversas instâncias, no entanto, a principio pode utilizar diversas vezes que matará por ordem de pid.
Por: Vinicius Miqueloti
Conversor de músicas
O shell-script a baixo, foi feito a pedido de um colega que precisava converter algumas músicas de wma para mp3, para estudar para o vestibular. Ele foi feito com zenity e ffmepg e ainda conta com funções com retorno para o fluxo do programa e um menu com ida e vinda.
Por: Marlon Vagner Reck
Geração de gráfico em shell script
Bom resolvi criar este script com a finalidade de ilustrar a taxa de entrada de dados pela placa de rede, e percebi que este pode também pode desenhar gráficos da memória e etc... Obs : pode ser adicionado na função "coleta" , o valor a ser igualado a dx deve ser inteiro! by roberto fettuccia
Por: Roberto Fettuccia
Normalizar Áudio de Arquivos MP3
Trata-se de um shell script para rodar o comando normalize-audio em arquivos de áudio do tipo mp3. O pacote normalize-audio roda em Ubuntu mas não em Fedora (não sei se há outro nome ou outro pacote similar) e você pode instalar com sudo apt-get install normalize-audio. Já aviso que fiz o script correndo e que sou iniciante então há alguns problemas de lógica. Essas falhas não impedem o correto funcionamento do programa mas você vai perceber que falta um ou outro laço para evitar ter que iniciar o programa novamente. Apesar disso, atinge o objetivo que é agilizar a ação em muitos arquivos (no meu caso eram quase 3000 arquivos que eu teria que fazer um a um). Lembrando que Música é o diretório onde estão os meus arquivos, se for necessário, basta alterar antes de executar o script. Veja que ele não faz distinção de usuários, ou seja, você pode rodar em qualquer perfil que vai funcionar do mesmo jeito. Espero que quem tem mais conhecimento que eu, se tiver disponibilidade e boa vontade, que contribua com esse código. Vai servir para me ajudar a aprender mais sobre o assunto e, desde já, agradeço.
Por: Fabio C Bastos
Calculadora Shell com Yad
Script para demonstrar algumas das novidades do form no Yad, sendo a possibilidade de imprimir conteúdo dentro de um campo texto e também de podermos capturar o conteúdo de um campo texto, para ser usado em outro campo, tudo isso sem que o Dialog seja fechado. Para imprimir conteúdo em um campo, o campo tipo BTN, deve ser iniciado com um @, e deve imprimir um texto iniciado com o número do campo a ter o conteúdo mudado,. Exemplo: yad --form --field='Mostrar aqui' '' --field='Testar':BTN "@echo '1:Hello world'" No caso acima, o campo 1 é o --field='Mostrar aqui' ''. Para capturar o texto de um campo, basta referenciar o campo, usando um %1 (primeiro campo), %2 (segundo), e assim por diante. Exemplo: yad --form --field='Texto' 'Hello World' --field='Testar':BTN "yad --text '%1'" Ok, abaixo segue uma calculadora completa, usando os recursos descritos. Após descompactar, execute com o comando: ./calc_yad.sh No código descrito, observe que é composto por 2 arquivos calc_yad.sh e calc.sh, separados por #-------------------------------------
Por: Raimundo Alves Portela
backup diferencial remoto
Olá, fiz essa backup para meu superior, trata-se de um backup da maquina local para um remoto através de ssh c/ chave publica. Ele faz o backup completo na segunda e na sexta, no restante dos dias ele faz um diferencial. Para usá-lo é só modificar algumas variáveis como IP de Destino, diretório local e diretório remoto, colocá-lo no CRON ou rodá-lo manualmente mesmo. Espero que seja útil.
Por: Fábio de Souza
Gentoo binário em 2026: UEFI, LUKS, Btrfs e Systemd
Trabalhando Nativamente com Logs no Linux
Jogando Daikatana (Steam) com Patch 1.3 via Luxtorpeda no Linux
LazyDocker – Interface de Usuário em Tempo Real para o Docker
Usando dracut e dispensando genkernel no Gentoo + LUKS + Btrfs
Curso GRÁTIS: OCS Inventory NG - Do Deploy ao Hardening com foco em Segurança da Informação!
Instalando fontes via script no Nautilus Scripts no Gnome do Debian 13
O que houve com slackware ??? (1)
Instalar Linux em notebook Sony Vaio VPCEG13EB (7)
VirtualBox no Ubuntu 25.10 sem redimensionam... automatico. (2)









