Slackware multilib-upgrade

Script para a atualização automática dos pacotes multilib do Slackware. Versão atual: 0.1. Planos futuros: fazer com que o script verifique se os pacotes multilib estão no /etc/slackpkg/blacklist (e colocá-los lá, caso não estejam); fazer a comparação entre os pacotes instalados e os disponíveis em http://www.slackware.com/~alien/multilib; criar coisas como um --help, e tal; empacotar e distribuir o script.

Por: Luís Fernando C. Cavalheiro


Mostra informações da CPU e Memória

Utilizo os laboratórios aqui da Unicamp e por necessidade precisei verificar as características de um computador que estava utilizando. Então, decidi criar este Shell Script que me apresenta as principais informações sobre memória e CPU de um sistema. Ele filtra as informações retornadas pelos seguintes comandos: $ /proc/meminfo $ /proc/cpuinfo Abs.

Por: Anderson Weller


Detalhes técnicos do processador - CPUINFO

O script informa as seguintes informações úteis referente à CPU: 1. Quantidade de processadores físicos; 2. Quantidade de core físicos por processadores físicos; 3. Quantidade de Thread logical (importante caso a CPU tiver tecnologia Hyper-Threading - HT); 4. Modelo do processador. Para executar : 1. Verifique se o script possui permissão de "read" e "execute": 2. Execute: $ ./verifica_informacao_cpu.sh Carlos Henrique Yakithi Furushima DBAFurushima

Por: Carlos Henrique Y Furushima


Cria ambiente virtual (VirtualHost no Apache e Virtual Mail no Postfix) para desenvolvimento web

Cria um ambiente virtual completo para desenvolvimento web, com VirtualHost no Apache e Mail no Postfix. É possível acompanhar melhorias no código no repositório: - https://gist.github.com/LACabeza/90fe2174593fcad795c5 É preciso ter Apache 2 e Postfix instalados. Depois, é preciso especificar o diretório de trabalho na variável workspace, o usuário na variável user e o grupo do Apache na variável group. Para utilizar o script, execute $ ./webhost.sh website.local Onde "website" é o nome do ambiente virtual que será criado. Com isso, o diretório workspace/website, quando não existir, será criado e suas permissões serão modificadas para dar acesso ao Apache. Será adicionado no arquivo /etc/hosts a linha "website.local". Será criado o VirtualHost no Apache: http://website.local Será criado o Virtual Mail "webmaster@website.local" que encaminha as mensagens para o usuário especificado no script.

Por: Alysson


Listando usuários em um grupo

Script para listar usuários em um grupo. Os script está em inglês, mas manipula grupos dentro do GNU/Linux ou HP-UX. Funções: - Lista usuários dentro de um grupo, sendo ele primário ou secundário. - Lista usuários que tem o grupo como primário somente ou como secundário, de acordo com a opção escolhida. - Exibe o ID do grupo (GID). - Lista todos os grupos da máquina em ordem crescente. Na dúvida use o comando lgroup com a opção "--help": $ lgroup --help Options to list group: Use lgroup [option] [group] or lgroup [group] to list all users in primary and secundary group -p : List only users in primary group -s : List only users in secundary group -v : List all users in verbose mode -i : Show the group GID -l : List all groups in /etc/group O objetivo é facilitar a manipulação de grupos no GNU/Linux ou sistemas UNIX HP-UX, não testado em todas as distribuições.

Por: Robson Assis Candido Pereira Faria


Montagem fácil de pendrive

Script em Zenity para montagem fácil de pendrives em Window Managers simples como WindowMaker, fluxbox, qvwm etc.. Primeiro crie o script verpen em /usr/local/bin com permissão de execução, x. Conteudo: # detectar device do pendrive inserido na porta usb dmesg | grep sdb1 | cut -c22-30 >> /tmp/pen dmesg | grep sdb2 | cut -c22-30 >> /tmp/pen dmesg | grep sdc1 | cut -c22-30 >> /tmp/pen dmesg | grep sdc2 | cut -c22-30 >> /tmp/pen dmesg | grep sdd1 | cut -c22-30 >> /tmp/pen dmesg | grep sdd2 | cut -c22-30 >> /tmp/pen Depois em /mnt crie as pastas sdb1, sdb2, sdc1, sdc2, sdd1 e sdd2. Copie o script zmontapen para /usr/local/bin. Insira o pendrive e execute o script zmontapen, escolha o ponto de montagem que tem o mesmo nome do device detectado para montar o pendrive. Notas: O script utiliza o gerenciador de arquivos xfe para abrir o ponto de montagem, altere no script pelo seu gerenciador preferido. Necessário editar o arquivo /etc/sudoers e colocar a linha: seulogin ALL=NOPASSWD:/bin/mount, /bin/umount

Por: Fernando T. Da Silva






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts