Jogo de perguntas e respostas
Jogo do Milho ;-) Fiz esse jogo usando Shell Script + Yad (http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Apresentando-o-Yad-zenity-melhorado/) Ele é bem genérico, coloquei apenas 3 perguntas, mas qualquer um poderá utilizá-lo, adicionando mais perguntas. Para adicionar mais perguntas, basta criar um arquivo com o "formato" .pergunta, dentro do diretório perguntas e seguir a seguinte estrutura: P| coloque a sua pergunta aqui Q1 "alternativa1" Q2 "alternativa2" Q3 "alternativa3" Q4 "alternativa4" R|Q2 indique a alternativa correta aqui usando o seu identificador, como no exemplo Q2 Exemplo: P|Qual dos comandos abaixo permite redirecionar sua entrada padrão para a saída padrão? Q1 "gato" Q2 "cp" Q3 "mv" Q4 "cat" R|Q4 Para executá-lo, basta chamar o script main.sh: ./main.sh Observe no código abaixo que são 4 arquivo, separados por "#---------------------------". Boa diversão à todos.
Por: Raimundo Alves Portela
Piano em Shell + Yad
Fiz um Piano simples, usando Shell Script + Sox + Yad Para usá-lo, caso ainda não tenha, instale o Sox: $ sudo apt-get install sox Se não tiver o Yad, veja o Artigo: http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Apresentando-o-Yad-zenity-melhorado/ Boas músicas.
Por: Raimundo Alves Portela
Árvore de Natal do Julio Neves
Shell script enviado pelo Julio Neves ( http://www.julioneves.com/ ) desejando a todos do VOL um feliz natal e próspero ano novo! O código desenha uma árvore de natal animada no console. Muito bom mesmo :)
Por: Fábio Berbert de Paula
Backup de Base de Dados
Ao criarem suas rotinas de backup de bases de dados, é comum que administradores de sistemas gerem arquivos de backup da base inteira. Quando a base de dados é pequena, isto não costuma ser um problema, já que teremos um arquivo pequeno de onde é fácil extrair dados específicos. Porém, quando a base de dados cresce e necessitamos extrair dados específicos de uma tabela deste aquivo, por exemplo, isto se torna um problema. Para resolver este tipo de problema, recentemente procurei na internet um script de backup que fizesse backup de PostGreSQL por tabelas, e não do banco como um todo… e não achei! Ao executá-lo, ele irá criar um diretório cujo nome será a data de execução no formato YYYYMMDD dentro do diretório de destino dos backups. Dentro deste diretório, ele irá criar outro diretório para cada base de dados existente no servidor, sendo que o nome destes diretórios serão o nome das bases as quais corresponderem. Dentro deste diretório, ele irá gerar um arquivo chamado schema.sql.gz, cujo conteúdo será a estrutura do banco, e também irá gerar outros arquivo “.sql.gz” que conterão o backup dos dados de cada tabela do banco. Estes últimos serão nomeados com o nome da tabela do qual armazenam o backup.
Por: Thiago Henrique de Lima
ping alarme - avisa quando o ip esta offline e gera log
modo de uso : pingalarm [ip] Obs: Podemos utilizar para sinalizar quando um servidor está sem rede, colocando este script em conjunto com o crontab, para ser executado de minuto em minuto. O script fica soando dois beeps para cada falha de ping a um determinado ip. Teste o script pingando um ip não válido e teste depois com um válido, script testado com debian 6 / ubuntu 11.4! INSTALE O PROGRAMA beep !!!! para funcionar apt-get install beep By Roberto Fettuccia
Por: Roberto Fettuccia
Criar usuários com ponto (nome.usuario) no Slackware
Um grande problema encontrado por diversos administradores de servidores Slackaware é quando seu cliente pede para que os logins de usuário sajam no padrão nome.sobrenome. Trata-se de um problema porque se você simplesmente digitar "useradd nome.sobrenome" recebera a mensagem de erro alertando sobre a sintaxe incorreta do login do usuário devido ao ponto. E agora? O que fazer quando todos os serviços possuem essa sintaxe? Podemos fazer essa tarefa na "unha" editando os arquivos /etc/passwd , /etc/shadow e /etc/samba/smbpasswd, e ainda renomear o home dos usuários "mv /home/nomesobrenome /home/nome.sobrenome". Fala a verdade, nem dá tanto trabalho assim. Mas fazer isso para 100, 200, 500 usuários é terrível! Esse script trata justamente sobre a criação de usuários com o padrão nome.sobrenome e ainda faz isso em lotes! Basta ter um arquivo nomeado como nomes no mesmo diretorio do script com a seguinte sintaxe por linha: nomeusuario nome.usuario senha grupopadrao Espero que ajude a muitos!
Por: Charles de Jesus Lima da Costa
Enviar mensagem ao usuário trabalhando com as opções do php.ini
Meu Fork do Plugin de Integração do CVS para o KDevelop
Compartilhando a tela do Computador no Celular via Deskreen
Como Configurar um Túnel SSH Reverso para Acessar Sua Máquina Local a Partir de uma Máquina Remota
Configuração para desligamento automatizado de Computadores em um Ambiente Comercial
Criando uma VPC na AWS via CLI
Multifuncional HP imprime mas não digitaliza
Dica básica para escrever um Artigo.
Como Exibir Imagens Aleatórias no Neofetch para Personalizar seu Terminal
Não consigo instalar linux mint (0)
Instalação Uefi com o instalador clássico do Mageia [RESOLVIDO] (2)
Melhorando a precisão de valores flutuantes em python[AJUDA] (11)