Converter Imagens e Documentos para PDF

Script muito bom para converter imagens, fotos e documentos para o formato PDF, com opção de juntar, compactar e girar. Para converter, basta estar na pasta que contém as imagens ou os documentos, e executar o Script. Qualquer sugestão para melhorar o Script, mandem-me e-mail, para que eu possa adaptá-lo às suas necessidades. Se baixar o arquivo tar.gz, além do Script, encontrará o Instalador e o Leia-me. Esse Conversor é realmente muito bom. Vocês vão gostar. Jacarezinho

Por: Jacarezinho


tuiteroPreguicoso1.0 - automatiza o envio de mensagens ao Twitter

Esse script foi desenvolvido ao ajudar o companheiro AprendiNoLinux no tópico: http://www.vivaolinux.com.br/topico/Shell-Script/Montar-array-com-base-em-um-arquivo-texto Serve para automatizar o envio de diversas mensagens para diversos usuários no Twitter. Para usá-lo, crie um arquivo frases.txt e outro nicks.txt no mesmo diretório desse script. No arquivo frases.txt escreva uma frase por linha, no arquivo nicks.txt escreva um nick de usuário do Twitter por linha. Depois basta chamar o script usando a sintaxe (informe a senha e usuario do Twitter): ./tuiteroPreguicoso.sh usuario senha Agradecimentos ao AprendiNoLinux e ao desenvolvedor do script base do envio de mensagens tweeter, disponível em: http://360percents.com/posts/tag/twitter

Por: Raimundo Alves Portela


Enviar e visualizar Twitter no terminal

shellTwitters v1.0 Desenvolvi ele após conhecer o script tweeter disponível em http://360percents.com/posts/tag/twitter/ (de onde retirei as funcionalidades de acesso ao Twitter). Criei uma interface de acesso, com a possibilidade de visualizar os últimos twitters recebidos, onde destaco o usuário e a sua mensagem, na mensagem destaco as referências a outros usuários (@usuario) e as hashtags (#hashtags). No envio fiz um contador que verifica quantos caracteres foram digitados informando quantos faltam para chegar aos 140, caso chegue aos 140 a mensagem é enviada automaticamente. Sintaxe de uso: ./shellTwitters.sh usuário senha Obs.: Não enviei o código para a visualização abaixo, porque no mesmo existem caracteres especiais que na formatação do HTML são perdidos. Espero que gostem. Abraços.

Por: Raimundo Alves Portela


Cronometro em shell

Fiz para agradar a esposa, ela queria algo para controlar o tempo que fica estudando, como eu estava brincando com shell acabei topando fazer. Com certeza existe algo algo mais útil, mais que mal tem né ;-) Obs.: Não mede o tempo precisamente pois há a perda nos cálculos e demais comandos usados, mas para um ser humano é algo quase imperceptível, felizmente. Agradeço ao @SMarcell que citou o stty no tópico http://www.vivaolinux.com.br/topico/Shell-Script/Capturar-teclar-quando-presionada, que usei para permitir capturar a entrada via telado sem pausar o script. Espero que gostem.

Por: Raimundo Alves Portela


Ver último twitter pelo terminal ou na barra de notificação

Após descobrir um ótimo script para envio de mensagens para o twitter pelo terminal (http://360percents.com/posts/command-line-cwitter-status-update-for-linux-and-mac), resolvi brincar um pouco e adaptá-lo para outras situações. O script alertaTwitter.sh mostra o ultimo twitter recebido no terminal e atualiza de tempos em tempos, sendo que o padrão é 60 segundos, mas pode ser definido outro valor passando por parâmetro. ./alertaTwitter.sh -t usuario senha -t VALOR_EM_SEGUNDOS Se o yad estiver instalado, será apresentado um ícone da barra de notificação (ao lado do relógio), o que permitirá visualizar o último tweet passando o mouse sobre o ícone que aparecerá na barra, caso for clicado abrirá o firefox com a url desse tweet. Se quiserem conhecer mais sobre o yad vejam: http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Apresentando-o-Yad-zenity-melhorado Se quiserem ver as opções disponível use: alertaTwitters.sh -h '-c'|'--console' Mostra os twitters no terminal '-n'|'--notification' Mostra os twitters na barra de notificação Para finalizá-lo: ./alertaTwitter.sh -k Espero que gostem ;-)

Por: Raimundo Alves Portela


Digitalizar em batch e remover páginas em branco

Script desenvolvido para automatizar a digitalização de documentos em batch (lote). Permite que o usuário de um scanner com tal funcionalidade coloque os documentos no scanner e faça a digitalização e não precisa se preocupar em ver as páginas que tem conteúdo nas duas faces da página, pois o script já conta com uma rotina que remove os arquivos gerados em branco. Testado em scanner Fujitsu e HP, coloquei o Kodak na lista, se tiverem problemas com alguns desses basta contactar-me informando o erro que podemos encontrar a solução. Serve para tal utilidade e para o aprendizado.

Por: Raimundo Alves Portela






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts