Backup de arquivos importantes e MySQL

A função desse script é salvar os confs importantes como: squid.conf, httpd.conf, smb.conf, firewall e a tabela do sql especificado. Com ajuda do cron esses arquivos são salvos diariamente. O script também compacta os arquivos que foram salvos como backup e manda para o e-mail do administrador do sistema.

Por: Felipe Franco


Script para alterar listas do Squid

Segue um script para manipular as listas do Squid, bem simples, mas que me ajudou bastante, principalmente porque é meu primeiro script. Tirei várias idéias de vários scripts que vi. Se tiverem sugestões para melhorar por favor mandem.

Por: Marcelo de Araujo


Front-end tosco para Xmame (kdialog)

Como eu sempre me embanano com o KXmame, decidi fazer um front end (em kdialog) muito simples para não precisar ficar usando o terminal para jogar com o Xmame. Basta escolher a rom (ou o rom? :P) e jogar. Confiram...

Por: Eduardo Lima de Abreu


Script que verifica se existem arquivos repetidos em dois diretórios

É meu primeiro script, ou seja, está bem tosco, e como se pode ver não serve pra muita coisa, mas tem lá suas utilidades... Ele verifica se dois arquivos são o mesmo baseado no nome dos arquivos e no md5sum dos mesmos. Ou seja, arquivos iguais, mas com nomes diferentes serão considerados iguais. Funciona assim: # ./repetidos dir_de_destino arq_de_log (este último opcional) Hey, eu ainda estou aprendendo a usar o case!

Por: Leandro Santiago


Clontexto

Script para bash que lê um arquivo de "configuração" com uma lista de palavras e depois entra interativamente em uma lista de subdiretórios varrendo arquivos de texto um a um e substituindo expressões por outras. Foi testado em textos menos complexos distribuídos em árvores de diretórios. Pode ser usado por exemplo em diretórios de páginas de HTML. Se descobrir alguma utilidade, me avise.

Por: Sergio Spoladore


Script para ativar a interface de rede

Esse script serve para ativar a sua interface de rede. Tudo bem que você pode deixar isso automaticamente por outros meios, mas devido a um usuário daqui não ter conseguido isso, acabei criando esse script e então resolvi enviar. Ele é simples, basta salvar o mesmo na pasta /usr/bin, dar permissão (como root) para ele: # chmod +x AInterface E depois, como root mesmo, executá-lo. E pronto, o resto ele faz! Espero que seja útil para mais alguém...

Por: Rafael






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts