Salvar link favorito

Script útil para quem (assim como eu) usa um gerenciador de janelas simples e que não consegue executar os favoritos que são salvos diretamente pelo navegador (depois de arrastar o atalho para alguma pasta). Este script cria um arquivo .htm que redireciona você para o link que desejar (substituindo, assim, o "atalho" favorito, que normalmente não funcionam nestes WMs) SINTAXE DE USO: $ ./fav add <link> <nome> Onde <link> é o link para "favoritar" e <nome> é o nome que será dado ao arquivo; exemplo: Para salvar um "atalho" para o Google, basta executar: ./fav add http://www.google.com Google O comando acima vai criar um arquivo chamado Google.htm na sua pasta pessoal (/home/$USER) que, ao ser executado, te levará a página do Google OBSERVAÇÕES: #1 - o link deve ser completo (incluindo o http://) e, caso exista algum espaço ou caractere especial nele, deixe ele entre aspas ("") assim: ("http://isso é um exemplo.com"); #2 - por mais que o link possa vir entre aspas (""), o <nome> não pode!! logo, se você precisar criar um arquivo que tenha espaços no nome, crie primeiro o arquivo sem os espaços e depois você adiciona-os, renomeando; DICA: Você pode alterar o destino do arquivo modificando o script, mas precisamente as linhas ' export file="/root/$nome.htm" ' e ' export file="/home/$USER/$nome.htm" ' -> Se você quiser que os links sejam salvos no seu Desktop, por exemplo, basta trocar a linha ' export file="/home/$USER/$nome.htm" ' por ' export file="/home/$USER/Desktop/$nome.htm" ' e a linha ' export file="/root/$nome.htm" ' por ' export file="/root/Desktop/$nome.htm" ' (sem os apóstrofos ['']) NOTA: Eu publiquei também um script para listar os favoritos criados por este script (favs), assim, você pode executá-los por meio de uma lista gerada em um terminal, sem precisar ficar arrastando mouse e clicando; quando o script em questão for publicado, eu posto o link nos comentários deste (favs) Enjoy!

Por: Perfil removido


Localizador não interativo do Mozilla Thunderbird para Slackware

Este script não interativo altera o SlackBuild mozilla-firefox-l10n de AlienBOB (disponível em http://taper.alienbase.nl/mirrors/people/alien/slackbuilds/mozilla-firefox-l10n/build/) para criar e instalar um pacote com a extensão .xpi necessária para localizar o Thunderbird atualmente instalado no computador para qualquer idioma (padrão: português do Brasil). Após a instalação ele removerá automaticamente as fontes baixadas para criar o pacote e o arquivo do pacote. Após instalar o pacote vá no gerenciador de addons e ative o .xpi instalado em Languages.

Por: Luís Fernando C. Cavalheiro


Atualizar repositórios Git

Arquivo simples para parar de ter de entrar em cada diretório e atualizar na mão. Ele, por enquanto, precisa de estarem todos os repositórios dentro de uma mesma pasta do script. Depois, caso necessário, vou implementando.

Por: Gildásio Júnior


Checagem de ping com link down e link up

Achei muitos por aí mas tive a necessidade de fazer um que fizesse o envio de apenas um e-mail em caso de falha e outro quando o link voltasse e este script faz uma checagem de ping para um ou mais IPs e envia um e-mail em caso de falha de ping e outro assim que o ping for restabelecido. Sugestão: crie um agendamento no crontab de 2 em 2 minutos. Obs.: precisa ter um Postfix pré-configurado para o envio de e-mail.

Por: André Canhadas


Controle da bateria

Quando a sua bateria chegar em 100% de carga e o cabo estiver conectado, o script vai alertar dizendo que você já pode remover o cabo. Esse script foi feito pra não deixar a bateria viciar, mais a critério de teste. Pra mim está sendo últil. Espero que seja útil pra mais alguém. É necessário configurar ele pra iniciar juntamente com o sistema. Para funcionar corretamente é necessário instalar o pacote acpi. Link no github: https://github.com/diogocavilha/Battery-Indicator

Por: Diogo Alexsander Cavilha


Gerenciar hosts virtuais do Apache

Boa noite, pessoal. Essa é o meu primeiro compartilhamento aqui na comunidade. Espero que seja útil para muitos de vocês. Sou desenvolvedor web e muitas vezes me deparei com a situação de criar hosts virtuais para rodar projetos. Pois bem, depois de tanto tempo tendo que fazer o trabalho manual, resolvi fazer um script para tomar conta dessa tarefa por mim. Antes de resolver criá-lo eu fiz uma breve pesquisa pra ver se o que eu queria já não tinha sido desenvolvido por outra pessoa. Encontrei muitos scripts que faziam o que eu queria, mas não faziam da forma que eu imaginava, todos funcionavam como um gatilho para gerar os arquivos sem que houvesse qualquer tipo de interação com o usuário. Confesso que não me empenhei muito na pesquisa porque eu realmente estava com vontade de fazer meu próprio script =D Então, como a vontade de criar algo de forma diferente foi maior, acabei desenvolvendo meu próprio gerenciador de hosts virtuais. P.S.: Não sou um profundo conhecedor de shell script, então esse projetinho acabou sendo também como um laboratório pra mim. Caso alguém se interesse e queira contribuir para melhorar o script, é só acessar o repositório no bitbucket: https://bitbucket.org/diogocavilha/vhost/src/207b0814e947bfbf0e4e55a3308df3dfb91df216/?at=apache2 Lá no repositório também tem uma branch com a versão do script para o servidor nginx. Toda ajuda é bem vinda. É isso. Espero ter facilitado a vida de alguém com esse script :)

Por: Diogo Alexsander Cavilha






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts