Montar pasta remota NFS em Zenity

Simples script em Zenity para apenas montar uma pasta remota NFS na sua rede local. Nota: Para abrir o compartilhamento remoto automaticamente com o seu gerenciador de arquivos preferido no final da linha que tem o comando mount, coloque: ; xfe "$montagem" & Onde "xfe" é o seu gerenciador de arquivos. Exemplo: sudo mount -t nfs -o soft "$servidor" "$montagem" ; xfe "$montagem" &

Por: Fernando T. Da Silva


Inversor de links de download (ou qualquer outra String)

Simples script para inversão de links de download (ou qualquer outra String) em Shell Script. Olá, pessoal! Este é meu primeiro script aqui no VOL (estou aprendendo Shell Script agora)! Já vi um outro script com este propósito aqui, e resolvi fazer um mais simples. Segue abaixo!

Por: Vinicius Dias


Terminal logando vários SSH em abas

Olá. Segue um script bem simples para logar em vários servidores via SSH usando abas no terminal (GNOME ou MATE). Às vezes preciso logar em determinados servidores via SSH e manter as conexões abertas. Porém é muito chato ficar digitando usuário, senha, IP e porta em varias abas... Isto não me incomoda tanto a ponto de procurar alguma solução mais elaborada ou pronta. No script abaixo, uso as flags do gnome-terminal (também funciona no mate-terminal - não testei em outros), e também as flags do cliente SSH: - "--hide-menubar" para ocultar a barra de menu da janela do gnome-terminal; - "--geometry=100x50+0+0" para determinar o tamanho e posição da janela; - "-t" para declarar o nome da aba; - "--working-directory=" para declarar em qual diretório do servidor remoto meu usuário estará logado; - O "-e" executa o comando seguinte dentro do terminal e o "-p" no SSH é para informar a porta do serviço (o padrão é 22, mas aqui utilizo a 22100). Cada linha (--tab) é uma aba com uma conexão (pode-se colocar quantas quiser...), a ultima, não tem o "\" (na verdade, tudo é uma linha só...). Para facilitar ainda mais, utilizo chaves com meu PC e os servidores, com isto, ao executar o script, o terminal já abre com todas as abas logadas... (Não precisa inserir senha...). Você pode deixar o arquivo na área de trabalho (não esqueça de marcar como executável) ou no meu caso, salvei no /opt e criei uma entrada no menu do MATE. Não se esqueça de alterar as configurações para sua conexão. ;-)

Por: Esli Silva


Reiniciar modem via Shell Script

px

Bom acredito que o título já diz tudo! Fiz este script visando resolver um problema já antigo aqui no VOL, tenho um post milenar em algum lugar perguntando sobre isto, até então sem respostas... podemos também trocar o comando de reiniciar por outras ações e/ou comandos, para isto basta entender um pouco de shell e adaptar o script a seu gosto, bom proveito! Dependências: - netcat - sleep (padrão em 99% dos Linux...) Link do post original: http://www.vivaolinux.com.br/topico/Comandos/Reiniciar-modem-por-telnet-pelo-shell

Por: Pedro


ls informativo

Simples script que utiliza o comando ls para fornecer mais informações dos arquivos, como a soma total em tamanho, quantidade de arquivos, similar ao dir do MS-DOS para que já usou muito o mesmo há anos atrás. O script é simples e fornece informações apenas do diretório corrente, mas é útil quando quiser informações apenas do mesmo e um outro detalhe é que não funciona com curinga ou especificar nomes de arquivos. Exemplo do resultado do script lsmais: $ lsmais total 242M -rw-r--r-- 1 nando nando 3,7M Dez 1 08:38 Abalou.mp3 -rw-rw-r-- 1 nando nando 91K Dez 1 08:38 cindy25_jpg3.jpg -rw-rw-r-- 1 nando nando 72K Dez 1 08:38 cindy55.jpg drwxrwxr-x 2 nando nando 4,0K Dez 1 08:39 docs drwxrwxr-x 2 nando nando 4,0K Dez 1 08:39 imagens -rw-r--r-- 1 nando nando 14K Dez 1 08:37 meudisco.txt -rw-rw-r-- 1 nando nando 239M Dez 1 08:37 screencast-pavucontrol-ffmpeg.mp4 ========== total 242M Total: 7 arquivos Sendo: 2 diretorios ----------------------------- Não foram incluídos subdiretórios e arquivos ocultos nesta listagem.

Por: Fernando T. Da Silva


Sincronizando seu hosts.deny com blacklist online

Este script atualiza o seu /etc/hosts e /etc/hosts.deny baseado na blacklist localizada em: http://someonewhocares.org/hosts/ Desta forma você irá bloquear diversos sites maliciosos, inclusive aqueles da oix.net.

Por: Fernando






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts