Propriedades do computador
Sabe quando no velho Windows, você clica com o botão direito em "Meu Computador" e depois em Propriedades?! Foi mais ou menos isso que eu quis recriar quando bolei esse script, fiz antes de tudo pra treinar minha habilidade com comandos shell no meu Debian. Não estranhem alguns pontos (..) espalhados pelo código, eles estão servindo de moldura no layout da saída.
Por: Alan Patriota
Gerador de senhas aleatórias com pwgen
Script simples que gera senhas aleatórias utilizando o pwgen. A senha é exibida na tela e gravada em um arquivo TXT. É necessário tem o pacote pwgen instalado.
Por: Perfil removido
Consulta operadora
Um script simples que utiliza o site http://www.qualoperadora.net/ para verificar a operadora de um número de celular ou fixo.
Por: Mauricio Calligaris
Montar pasta remota NFS em Zenity
Simples script em Zenity para apenas montar uma pasta remota NFS na sua rede local. Nota: Para abrir o compartilhamento remoto automaticamente com o seu gerenciador de arquivos preferido no final da linha que tem o comando mount, coloque: ; xfe "$montagem" & Onde "xfe" é o seu gerenciador de arquivos. Exemplo: sudo mount -t nfs -o soft "$servidor" "$montagem" ; xfe "$montagem" &
Por: Fernando T. Da Silva
Inversor de links de download (ou qualquer outra String)
Simples script para inversão de links de download (ou qualquer outra String) em Shell Script. Olá, pessoal! Este é meu primeiro script aqui no VOL (estou aprendendo Shell Script agora)! Já vi um outro script com este propósito aqui, e resolvi fazer um mais simples. Segue abaixo!
Por: Vinicius Dias
Terminal logando vários SSH em abas
Olá. Segue um script bem simples para logar em vários servidores via SSH usando abas no terminal (GNOME ou MATE). Às vezes preciso logar em determinados servidores via SSH e manter as conexões abertas. Porém é muito chato ficar digitando usuário, senha, IP e porta em varias abas... Isto não me incomoda tanto a ponto de procurar alguma solução mais elaborada ou pronta. No script abaixo, uso as flags do gnome-terminal (também funciona no mate-terminal - não testei em outros), e também as flags do cliente SSH: - "--hide-menubar" para ocultar a barra de menu da janela do gnome-terminal; - "--geometry=100x50+0+0" para determinar o tamanho e posição da janela; - "-t" para declarar o nome da aba; - "--working-directory=" para declarar em qual diretório do servidor remoto meu usuário estará logado; - O "-e" executa o comando seguinte dentro do terminal e o "-p" no SSH é para informar a porta do serviço (o padrão é 22, mas aqui utilizo a 22100). Cada linha (--tab) é uma aba com uma conexão (pode-se colocar quantas quiser...), a ultima, não tem o "\" (na verdade, tudo é uma linha só...). Para facilitar ainda mais, utilizo chaves com meu PC e os servidores, com isto, ao executar o script, o terminal já abre com todas as abas logadas... (Não precisa inserir senha...). Você pode deixar o arquivo na área de trabalho (não esqueça de marcar como executável) ou no meu caso, salvei no /opt e criei uma entrada no menu do MATE. Não se esqueça de alterar as configurações para sua conexão. ;-)
Por: Esli Silva
LazyDocker – Interface de Usuário em Tempo Real para o Docker
Instalando COSMIC no Linux Mint
Turbinando o Linux Mint: o poder das Nemo Actions
Inteligência Artificial no desenvolvimento de software: quando começar a usar?
O widget do Plasma 6 Área de Notificação
[Resolvido] Algo deu errado ao abrir seu perfil
Quando vocês pararam de testar distros? (14)
Problema com som no laptop (3)
Não estou conseguindo fazer funcionar meu Postfix na versão 2.4 no Deb... (2)









