Contador (progresso) em shell
Meio inútil, mas pode servir para acrescer em algum script maior, etc. Nunca usei pra nada, a não ser para desligar o PC a certa hora, contando os segundos (não me diga que podia ter usado cron, sei disso...). Veja exemplo: for i in `seq 1 3000`; # conta 50 minutos do echo -n $i echo -n -e "\b\b\b\b" ; # apaga até 4 caracteres done && halt
Por: Perfil removido
Configurar gateway e servidor DNS com dialog
Simples script em dialog para ajustar o gateway e os servidores DNS de seu GNU/Linux. Espero que ajude!
Por: Daniel Lara Souza
Instalação de servidor DHCP rápido e fácil
Eu queria instalar um DHCP rapidamente, então comecei a adicionar linhas e fazer testes, pois nunca estudei nem tinha feito um script em minha vida. Acabou funcionando, então estou compartilhando com todos da VOL. Você deve trocar os IPs, DNS etc de acordo com a necessidade. As mensagens "failed!" que aparecem no final são normais, pois ele tenta iniciar sem configuração e parar, sendo que já está parado. Se desejar IP fixo, descomente as linhas. Valeu, ate mais!
Por: Andre
Instalador do Nagios no Fedora 14 e CentOS 5
Shell script para instalar o Nagios. Testado no Fedora 14 e no CentOS 5. Caso alguém queira contribuir com melhorias, fique a vontade. Espero que ajude!
Por: Daniel Lara Souza
Shuffle - Simples shell script que embaralha um array
Simples shell script que embaralha um array. Exemplo de utilização: $> vec=( a b c d e f g h ) $> echo ${vec[*]} a b c d e f g h $> vec2=( $(shuffle ${vec[*]}) ) $> echo ${vec2[*]} g b a c e f h d Funcionou para sh, acredito que também funcione em outros shells. O tamanho do array não pode exceder 32767 pelo uso de $RANDOM.
Por: Roger
Usando mencoder para capturar vídeos da placa BT878
Este é um código infalível para gravar vídeos do vídeo-cassete usando a placa BT878 e gravando em uma qualidade similar a de um DVD. Vamos explicar ponto a ponto até chegar ao resultado final. Antes de rodar o script configure a entrada de som usando o comando alsamixer, ativando na sessão de gravação os itens CD (se a saída interna da placa está ligada a entrada CD-IN da placa de som, se for outra entrada, escolha a entrada correspondente) e a capture. O input é 1 pois é a entrada composite da placa de TV. O amode=0 é porque o áudio só sai se for mono (estranho). O normid=9 para saída em PAL-M. As opções width, height, contrast, saturation e brithness são para fazer um ajuste na imagem, que pode ser reajustada conforme a sua conveniência. O device é o dispositivo. A captura de som é feita por alsa, daí a opção alsa:adevice=hw.0,0, que escolhe a placa de som a ser capturada. A opção -vf crop=330:230,scale=640:480 faz um recorte na imagem para tirar bordas indesejadas e redimensiona para o tamanho VGA (640x480). Por fim utilizou-se o mp3lame para codec de áudio definindo bitrate de 192 kbps e qualidade máxima (q=0) e xvid para codec de vídeo com passagem única e rápida. Tudo isso a uma taxa de quadros de 29,97 fps. Para usar o script apenas indique como argumento o arquivo de saída. Prepare a aparelhagem, rode o script e solte a fita. Para parar pressione Ctrl + C. Claro que este script pode ser aperfeiçoado, inclusive para gravar da TV ou definir uma limitação de tempo ou tamanho de arquivo, pois o mencoder é bastante versátil. É isto aí, em breve tem mais!
Por: André Arruda dos Santos Silva
Atualizando o Passado: Linux no Lenovo G460 em 2025
aaPanel - Um Painel de Hospedagem Gratuito e Poderoso
O macete do Warsaw no Linux Mint e cia
Visualizar arquivos em formato markdown (ex.: README.md) pelo terminal
Dando - teoricamente - um gás no Gnome-Shell do Arch Linux
Como instalar o Google Cloud CLI no Ubuntu/Debian
Mantenha seu Sistema Leve e Rápido com a Limpeza do APT!
Procurando vídeos de YouTube pelo terminal e assistindo via mpv (2025)
Olha que maravilha, Arch no C2D 7400, 2GB de RAM, vídeo onboard e no G... (3)
Instalação de Ubuntu em SSD (interno) como se fosse um dispositivo ext... (1)