Fatorial Assembly MIPS
Usando o simulador MARS, fiz esse pequeno script para demonstrar como uma operação de fatoração pode ser executada, basta alterar o valor da variável 'num'. Optei por não utilizar dados de entrada para simplificar o entendimento.
Por: Saulo Gomes
Escrita de número em hexadecimal em Assembly Puro para Linux 64bits (Nasm - Netwide Assemble)
A primeira versão deste código foi publicada no formato de 32 bits: http://www.vivaolinux.com.br/script/Escrita-de-um-numero-em-hexadecimal-na-tela-em-Assembly-Puro-para-Linux-x86-(Nasm-Netwide-Assemble/ Esta versão foi criada no formato de 64 bits, para criação de objeto e linkedição em formato ELF64. Semelhante ao outro, este código utiliza-se da pilha para a reordenação dos dígitos após as divisões sucessivas. Também escrito para usar variáveis globais, não tão adequadas ou elegantes como variáveis locais ou a pilha, visando facilitar a compreensão uma visão intuitiva do programa. Conforme os restos das divisões são obtidos, serão empilhados, sendo acrescidos do endereço inicial da string "digit", de modo que o valor empilhado aponta exatamente - é um endereço de memória, vulgo ponteiro - para o dígito que deve ser impresso. Conforme são desempilhados os valores, os dígitos vão sendo impressos. O último item a ser desempilhado é um ponteiro para o "new line" armazenado ao final do código. Este caractere identifica o final da escrita dos dígitos, feita através de um cmp (comparação). As diferenças entre a versão de 32 bits e a de 64 bits ficam visíveis no uso das interrupções, chamadas de interrupções e registradores. interrupção de escrita 32 bits = 4 interrupção de escrita 64 bits = 1 interrupção de encerramento 32 bits = 1 interrupção de encerramento 64 bits = 60 chamada de interrupção 32 bits = "int 0x80" chamada de interrupção 32 bits = "syscall" registradores usados no código com interrupções de 32 bits = eax. ebx, ecx, edx registradores usados no código com interrupções de 64 bits = rax. rdi, rsi, rdx No caso dos registradores, percebe-se que em 64 bits houve uma pequena mudança na analogia usual.
Por: Perfil removido
Escrita de número em decimal em Assembly Puro para Linux 64 bits (Nasm - Netwide Assembler)
A primeira versão deste código foi criada no formato de 32 bits: http://www.vivaolinux.com.br/script/Escrita-de-um-numero-em-decimal-na-tela-em-Assembly-Puro-para-Linux-x86-(Nasm-Netwide-Assembler)/ Esta versão está no formato de 64 bits, para criação de objeto e linkedição em formato ELF64. Semelhante à primeira, este código utiliza-se da pilha para a reordenação dos dígitos após as divisões sucessivas. Também escrito para usar variáveis globais, não tão adequadas ou elegantes como variáveis locais ou a pilha, visando facilitar a compreensão e uma visão intuitiva do programa. Conforme os restos das divisões são obtidos, serão empilhados, sendo acrescidos do endereço inicial da string "digit", de modo que o valor empilhado aponta exatamente - é um endereço de memória, vulgo ponteiro - para o dígito que deve ser impresso. Conforme são desempilhados os valores, os dígitos vão sendo impressos. O último item a ser desempilhado é um ponteiro para o "new line" armazenado ao final do código. Este caractere identifica o final da escrita dos dígitos, feita através de um cmp (comparação). As diferenças entre a versão de 32 bits e a de 64 bits ficam visíveis no uso das interrupções, chamadas de interrupções e registradores. - Interrupção de escrita 32 bits = 4 - Interrupção de escrita 64 bits = 1 - Interrupção de encerramento 32 bits = 1 - Interrupção de encerramento 64 bits = 60 - Chamada de interrupção 32 bits = "int 0x80" - Chamada de interrupção 32 bits = "syscall" - Registradores usados no código com interrupções de 32 bits = eax. ebx, ecx, edx - Registradores usados no código com interrupções de 64 bits = rax. rdi, rsi, rdx No caso dos registradores, percebe-se que em 64 bits houve uma pequena mudança na analogia usual.
Por: Perfil removido
Escrita de número em octal em Assembly puro para Linux 64 bits (NASM - Netwide Assembler)
Este pequeno programa em Assembly tem uma antiga versão em formato de 32 bits: http://www.vivaolinux.com.br/script/Escrita-de-um-numero-em-octal-na-tela-em-Assembly-Puro-para-Linux-x86-(Nasm-Netwide-Assembler)/ Esta versão está no formato 64 bits, para criação de objeto e linkedição em formato ELF64. Semelhante à primeira versão, este código utiliza-se da pilha para a reordenação dos dígitos após as divisões sucessivas. Também escrito para usar variáveis globais, não tão adequadas ou elegantes como variáveis locais ou a pilha, visando facilitar a compreensão e uma visão intuitiva do programa. Conforme os restos das divisões são obtidos, serão empilhados, sendo acrescidos do endereço inicial da string "digit", de modo que o valor empilhado aponta exatamente - é um endereço de memória, vulgo ponteiro - para o dígito que deve ser impresso. Conforme são desempilhados os valores, os dígitos vão sendo impressos. O último item a ser desempilhado é um ponteiro para o "new line" armazenado ao final do código. Este caractere identifica o final da escrita dos dígitos, feita através de um cmp (comparação). As diferenças entre a versão de 32 bits e a de 64 bits ficam visíveis no uso das interrupções, chamadas de interrupções e registradores. - Interrupção de escrita 32 bits: 4 - Interrupção de escrita 64 bits: 1 - Interrupção de encerramento 32 bits: 1 - Interrupção de encerramento 64 bits: 60 - Chamada de interrupção 32 bits: "int 0x80" - Chamada de interrupção 32 bits: "syscall" - Registradores usados no código com interrupções de 32 bits: eax. ebx, ecx, edx - Registradores usados no código com interrupções de 64 bits: rax. rdi, rsi, rdx No caso dos registradores, percebe-se que em 64 bits houve uma pequena mudança na analogia usual.
Por: Perfil removido
Escrita de um número em octal na tela em Assembly Puro para Linux x86 (Nasm - Netwide Assembler)
Método semelhante à da escrita em binário do outro código. A diferença é a de trocar a string dos caracteres de escrita binária "01" pela string dos caracteres de escrita em octal "01234567". E trocar o valor do divisor, que é 2, por 8.
Por: Perfil removido
Escrita de um número em octal na tela em Assembly Puro para Linux x86 (GNU Assembly)
Método semelhante à da escrita em binário do outro código. A diferença é a de trocar a string dos caracteres de escrita binária "01" pela string dos caracteres de escrita em octal "01234567". E trocar o valor do divisor, que é 2, por 8.
Por: Perfil removido
Enviar mensagem ao usuário trabalhando com as opções do php.ini
Meu Fork do Plugin de Integração do CVS para o KDevelop
Compartilhando a tela do Computador no Celular via Deskreen
Como Configurar um Túnel SSH Reverso para Acessar Sua Máquina Local a Partir de uma Máquina Remota
Configuração para desligamento automatizado de Computadores em um Ambiente Comercial
Criando uma VPC na AWS via CLI
Multifuncional HP imprime mas não digitaliza
Dica básica para escrever um Artigo.
Como Exibir Imagens Aleatórias no Neofetch para Personalizar seu Terminal
Instalação Uefi com o instalador clássico do Mageia [RESOLVIDO] (2)
Melhorando a precisão de valores flutuantes em python[AJUDA] (11)
GLPI - Configuração de destinatário com conta Microsoft Exchange (0)