WalkerPR
(usa Deepin)
Enviado em 13/12/2017 - 11:49h
phoemur escreveu:
Eu uso Linux há 17 anos, sendo que de forma exclusiva há 7 anos.
Você pode apostar que já tive muitos problemas com hardware e configuração, que parece ser o seu caso...
As coisas agora estão muito mais fáceis do que eram antes, mas não ao ponto de serem simples.
Quando funciona de primeira é uma beleza, porém quando não dá certo inicia-se um processo investigativo para saber onde está o problema ;-)
Se você não se diverte fazendo essas coisas talvez seja melhor usar o windows10 mesmo, pois o processo pode ser muito frustrante.
Eu abandonei o Windows desde que lançaram o XP. A partir daí somente Linux. Não pretendo voltar para Windows de forma alguma.
Quando a "processos investigativos", já pesquisei a respeito de GRUB (antes só lidava com LILO), já pesquisei a fundo sobre UEFI (quanto mais pesquiso, mais raiva da M$).
Atualmente minhas pesquisas estão voltadas a "hyper-trhreading" e a "microcode". Confesso que já aprendi muita coisa. Até estou pensando em mudar meu assunto do TCC da pós na faculdade . . . . rsrsrs!!!
Ao invés de ficar trocando de distro, você precisa ver se sua placa de vídeo / GPU está com o driver correto e se a aceleração por hardware está habilitada, pois senão ele vai renderizar via software e o desempenho fica uma porcaria...
Vou verificar e testar a questão da aceleração do hardware se está habilitada. Desconfio que esteja desabilitada, devido a algumas distros que testei e havia a desabilitado.
Talvez atualizar o kernel pra uma versão mais recente... Verificar se está usando muita swap...
Tem que verificar as configurações do Xorg/X11 também,
Não só as configurações, mas os drivers do xorg tb.
Tenho 16G de memória física (1x 16G). A distribuição do Fedora que instalei ontem, deixei a distro sugerir, a qual lançou 8G de SWAP.
Nos "*buntus" anteriors, a distro criava 16G de SWAP como sugestão, mesma quantidade da memória física. Mas eu não costumo utilizar hibernação/suspensão. Sempre desativo estes recursos.
Verificar fóruns para ver soluções de problemas semelhantes, enfim...
São muitos lugares onde pode estar o problema, mas certamente existe um problema aí, pois não tem nada demais em usar o kdenlive junto com google chrome
Já pesquisei em vários fóruns. Inclusive lá fora, onde havia me cadastrado no Ask Ubuntu e no Manjaro onde tirei algumas dúvidas.
Realmente o caminho é árduo. Vou testar o Fedora por mais alguns dias (ou horas) depende de sua performance. Se este não der certo, farei um último teste com o Debian 9 pois foi o que mais deu certo quanto a estabilidade.
Caso contrário, opto pelo último recurso! Instalo o RWindows10 e despacho para frente.