Teixeira
(usa Linux Mint)
Enviado em 13/06/2013 - 10:55h
Devemos ter em mente que montar um host do tipo acadêmico (didático) é uma coisa.
Até dá para usar aquele mesmo PC "cheio de pulgas" que se usa para o velho WindoWs XP, e não requer "muito" conhecimento.
Isso dá para explicar com poucas referências, com alguma dicas, algumas postagens, etc.
Porém montar um host com intenções profissionais é outra coisa totalmente diferente e requer investimentos imensos, além de "domínio" do assunto.
Nesse caso, o conhecimento necessário não é coisa que se adquire da noite para o dia, nem se explica em um forum ou em um único livro.
Em um host do tipo acadêmico a responsabilidade é apenas nossa, e se algo der errado, apenas nós sofreremos as consequências.
Mas em um host profissional, passa a haver responsabilidade para com terceiros, e aí não se pode negligenciar em nada.
Tem de haver suporte do tipo "24x7x365", máquinas de primeira linha, com bastante espaço em disco, bastante memória, sistema de armazenamento em RAID, ar condicionado super-eficiente, no-breaks de grande porte, geradores, aterramento, etc, etc, etc,
Então, não se trata de "querer bancar o importante".
As coisas simples, para quem tem pouco conhecimento, são explicadas com simplicidade.
Porém, todo o conhecimento empírico necessário para tocar um empreendimento de grande porte, evidentemente não pode ser transmitido com a facilidade pretendida pelo amigo.
Então, fique entendido que os colegas estarão tratando do host didático, aquele do tipo mais simples, que não envolve maiores responsabilidades.
E embora não seja de todo "dificil", o assunto envolve certas complexidades (aquelas coisas chatinhas que a gente não quer aprender de jeito nenhum, mas que no entanto são fundamentais).