programa para administração de igrejas evangélicas

13. Re: programa para administração de igrejas evangélicas

Gilmar S Amancio
gilmaramancio

(usa CentOS)

Enviado em 26/09/2012 - 19:11h

Desculpe, mas a pergunta esta muito vaga. você que software para administração financeira, administração de grade horaria ou que tipo de software?


  


14. Re: programa para administração de igrejas evangélicas

Reginaldo de Matias
saitam

(usa Slackware)

Enviado em 26/09/2012 - 19:19h

Stoq atende para sistema de gestão comercial
http://www.stoq.com.br/

licença GPL
O Stoq é um sistema de gestão comercial desenvolvido em Python com ambiente gráfico Gtk e SGBD PostgreSQL.



15. definição do programa

Lindomar Bernardi
lindomarbernardi

(usa KUbuntu)

Enviado em 26/09/2012 - 23:14h

O PROGRAMA QUE EU PROCURO, PRECISA FAZER O CAIXA, ENTRADA E SAIDA, RELAÇÃO DE MEMBROS COM A POSSIBILIDADE DE IMPRIMIR UMA CARTEIRINHA DIRETO DA FICHA, E AO MESMO TEMPO, MANTER AS INFORMAÇÕES DAS CONGREGAÇÕES NO MESMO PROGRAMA PORÉM SEPARADO, QUE POSSA EMITIR RELATÓRIOS SEPARADO POR CONGREGAÇÃO E TAMBÉM COMO UM TODO.


16. Re: programa para administração de igrejas evangélicas

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 27/09/2012 - 08:53h

Pelas necessidades de controle gerencial que você aponta, dificilmente encontrará um aplicativo pronto que faça todas essas coisas de forma integrada.
"Livro caixa" faz parte do controle de fluxo de caixa e é uma aplicação um tanto simples. O problema é fazer a sua integração com outros controles.
"Relação de membros" seria um cadastro simples, se não tivesse de dar margem a elaboração de carteirinhas ou mala direta, que são aplicativos totalmente à parte, porém que devem trabalhar de forma integrada.
Uma parte sem maiores complicações mas que deve ser feita de forma integrada é a manutenção de todas as informações de forma a poder manipulá-las e listá-las sob qualquer que seja o critério.
Portanto, o aplicativo que você procura, atendendo a 100% da personalidade da sua igreja, simplesmente não existe no mercado e deve ser desenvolvido sob encomenda.
Eu recomendaria até que, antes de contratar alguém competente para fazer o seu sistema integrado a partir do zero, você determinasse com exatidão tudo o que você venha a precisar "a mais", mesmo que lhe pareça supérfluo.
Não tente fazer "economia" achando que "não precisa" de uma rotina x u de uma rotina y.
Um sistema gerencial não é um simples "programa de computador"; É antes de tudo uma metodologia, e é assim que deve ser visto.



17. interessante

Lindomar Bernardi
lindomarbernardi

(usa KUbuntu)

Enviado em 19/10/2012 - 23:00h

INTERESSANTE É QUE COM TODA A POPULARIDADE E GRANDE DIVERSIFICAÇÃO QUE EXISTE NO LINUX, QUE É MUITO MAIS DO QUE O WINDOWS, NÃO VENHAMOS ENCONTRAR UM SIMPLES PROGRAMA PARA GERENCIAR UMA IGREJA.


18. Re: programa para administração de igrejas evangélicas

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 20/10/2012 - 11:52h

Não existe "simplicidade" alguma em um "programa" para administrar igrejas.
Se separarmos as rotinas uma a uma, cada uma delas poderia ser de fácil implementação.
Até aí tudo bem.
Acontece que um aplicativo para esse tipo de gerenciamento é uma ERP (enterprise resource planning), não um "programinha qualquer".
Seu desenvovimento implica em grandes e perenes responsabilidades de ordem contábil, fiscal e tributária, além de gerencial.
Você já viu algum "programinha" de contabilidade patrimonial ou de PDV?
Certamente poderemos encontrar programas prontos para controle de estoque simples, mas não para Planejamento e Controle da Produção, que em alguns casos pode envolver até mesmo o uso de gráficos de Gantt.
Encontraremos programas simples para "personal accounting" ou para um "livro caixa" despretencioso e informal, mas não específico para escritórios de contabilidade com centenas de clientes.
ambém haverá facilidade para encontrar algum controle de "cash flow" (fluxo de caixa) mas não para "cash forecast" (ou "cash flow forecasting") que é uma previsão do fluxo de caixa futuro, com base em dados estatísticos.
Veja-se por exemplo que uma simples folha de pagamentos (que já não é tão simples assim) pode ser apenas parte de um sistema contábil muito mais complexo.
E que todo o sistema contábil simplesmente faria parte dessa ERP que gerenciaria a igreja.
Uma igreja, ou um templo de qualquer credo religioso (incluindo-se portanto até mesmo os "terreiros" e as "tendas"), além de ser por definição uma "sociedade civil sem fins lucrativos" é no final das contas, e sob o ponto de vista gerencial, fiscal e tributário uma empresa como qualquer outra, com os mesmos níveis de responsabilidade.
Tem de ter CNPJ e, de acordo com o estado ou município, o seu competente alvará de funcionamento.
Tem obrigatoriamente de ter regularidade fiscal e fazer suas declarações sociais e fiscais nos prazos certos, mesmo que não tenha empregados, que esteja isenta de impostos, etc.
Para o gerenciamento de tudo isso, pode-se eventualmente apelar para inúmeras planilhas eletrônicas, as quais sempre ajudam um pouco, tornando as coisas menos braçais.
O problema será encontrar um sistema de planejamento e gerenciamento de tudo isso que esteja integrado e que atenda a todas as exigências a que uma empresa está sujeita.
Isso é difícil de encontrar pronto, independentemente de sistema operacional.
Em suma, fazer rotinas "qualquer um" faz (evidentemente, "qualquer um" que saiba como fazer e por que fazer).
Mas para integrar tudo e dar manutenção sempre que necessário (várias vezes ao ano) precisa ter conhecimento sólido da questão, responsabilidade e estrutura.
Para fazer uma ERP não basta "saber programar" (assim como para programar não basta haver decorado os comandos), mas tem de haver antes de tudo um conhecimento sólido das rotinas procedurais administrativas.
Além do que, "programas" e "sistemas" são conceitos diferentes entre si.
E até mesmo no mundo dos jogos para computador, existem "joguinhos" que são na verdade "sistemas complexos" e não apenas "programas".



19. achei programa gratuito

Lindomar Bernardi
lindomarbernardi

(usa KUbuntu)

Enviado em 04/03/2013 - 13:35h

NÃO CONSEGUI ACHAR NENHUM PROGRAMA NO LINUX, ACABEI ENCONTRANDO ESTE http://www.pastoreioigreja.com.br/ , PARA WINDOWS, BEM SIMPLES MAS MUITO BOM E GRATUITO QUE ME SATISFAZ AS MINHAS NECESSIDADES, VOU INTALAR O WINDOWS E USAR, OBRIGADO PELA AJUDA.


20. Re: programa para administração de igrejas evangélicas

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 04/03/2013 - 19:42h

Procure ver se o "Pastoreio" trabalha no Wine.
Outra coisa: Está parecendo tratar-se de shareware, ou seja, o download seria gratuito para testes durante algum tempo, e depois seria cobrada alguma taxa.
Nada contra, se for exatamente o que você está procurando.
Muitas coisas distribuidas em regime de shareware valem realmente a pena.

Mas pelo que vejo, está faltando toda a parte contábil e a patrimonial.
O que tem é o controle de dízimos e o controle de contas a pagar (o que já é um bom começo para quebrar - muito bem - um galho, mas não para administrar uma igreja).
Do jeito que está tem seu inegável valor, mas para mim, como administrador, ainda seria insuficiente.
E a parte que falta é exatamente a mais sensível, a que demanda maior manutenção e constante atualização.
Parabéns ao pessoal do "Pastoreio" pela iniciativa, e boa sorte para você.


22. Re: programa para administração de igrejas evangélicas

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 05/03/2017 - 09:32h

Apesar de ser um tópico muito antigo, nesse caso eu faria um sistema do zero em Web, é mais garantido devido as necessidades internas da instituição.
--
Microsoft Windows é como ar condicionado
Pára de funcionar quando você abre uma janela.

Linux Counter: #596371


23. do zero

Lindomar Bernardi
lindomarbernardi

(usa KUbuntu)

Enviado em 05/03/2017 - 11:18h

fazer um programa do zero seria interessante, mas o custo é alto demais para nós.


24. Re: programa para administração de igrejas evangélicas

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 06/03/2017 - 13:08h

Teixeira escreveu:

Existem muitos "programas de contabilidade" por aí baseados em simples planilhas "do Excel", seja com macros ou sem macros.
E o que funciona no Excel geralmente funciona em outras planilhas, como por exemplo a OPenOffice, a StarCalc, etc.
Então, com um pouco de paciência, dá para ir administrando tudo com base em planilhas e bancos de dados.
Mas para fazer um sistema redondo e super-abrangente (cito por exemplo o da Congregação Cristã no Brasil) que "faz tudo" e centraliza o controle de centenas de igrejas de cada vez, aí se torna bem mais complexo.
O sistema da CCB, entretanto, além de ser extremamente difícil (para não usar a palavra "impossível") de se conseguir, é muito específico, já que naquela igreja não existe folha de pagamento, controle nem carteirinha de membros ou controle de dízimos (na CCB todos são voluntários e não existe a cobrança do dízimo, sendo todas as ofertas de ordem pessoal, voluntária e imprevisível).
Portanto tal controle não serviria para uma igreja evangélica mediana onde tais itens são comuns.
Além do que não tem "cash flow" e "cash forecast", que a meu ver são gerenciadores muito importantes em um sistema administrativo integrado.
Mas ali tem um bom controle de movimentação de caixa, conciliação bancária, contabilidade financeira e patrimonial com balancete, balanço e demonstração de resultados, guias declaratórias, etc., sendo elaborado para que possa ser utilizado por leigos - mediante um rápido treinamento - e literalmente à prova de erros, enganos ou "jeitinhos".
Para isso, o sistema é "engessado" a uma rotina de procedimentos padronizados, e para o controle de uma única igreja "standard" não seria necessário todo esse hermetismo e essa metodologia...


Nenhuma igreja que conheço, e olha que conheço várias, existe a obrigação de dar dízimo. Portanto, o programa provavelmente seria para controle da arrecadação (entrada) e dos gastos (saídas), não sendo uma espécie de sistema de previsão de orçamentos (visto que não há como prever a entrada de dízimos/ofertas, pois não são obrigatórias).

Um programa assim só pode ser contratado com um programador para ser feito de acordo com o perfil da igreja e as necessidades dela.



01 02



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts