onde estão os usuarios de bsd ?

13. Re: onde estão os usuarios de bsd ?

edps
edps

(usa Slackware)

Enviado em 10/12/2019 - 15:37h


Eu já testei ambos, tanto o FreeBSD como o OpenBSD e minha principal impressão foi: LENTO!

Como usuário normal de desktop eu desejo que meu hardware tenha fluidez, não o contrário e como dito o suporte a hardware não é bom.

No Linux o sistema mais próximo do BSD é o CRUX, cujo repositório é pequeno mas que dá para acrescentar algumas coisas a partir de https://crux.nu/portdb/?a=index.


  


14. Re: onde estão os usuarios de bsd ?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 10/12/2019 - 18:40h

Não sei qual o nicho no mercado os *bsds atendem hoje (servidores maioria são Linux), mas para uso em desktop é bem pobre, devido ao reconhecimento de hardware como dito pelos colegas.

Outro ponto é que muitas coisas para desktop no FreeBSD exigem o uso da camada Linux ABI (modo de compatibilidade binária com linux), como o próprio driver da NVIDIA. Outra coisa que me afastou de vez dos *bsd é que o docker não funciona...

Mas se não fosse por esses detalhes, seria um bom sistema para uso em desktop, visto que o ports collection é um ótimo framework para construir e instalar pacotes.


15. Re: onde estão os usuarios de bsd ?

 nosystemd.org
kads

(usa Funtoo)

Enviado em 14/12/2019 - 23:36h

[StanislausK] Outra coisa... Eu tive dificuldades para instalar o FreeBSD em meu computador... Achei mais trabalhoso do que o Arch Linux...

[kads] Posso lhe dizer por experiência própria que arch dá muito mais trabalho para configurar e customizar que o FreeBSD, por não conter uma imagem .iso DVD de instalação.
O uso do gerenciador de pacotes pkg é bem competente e resolve todas as dependências automaticamente, por exemplo: quando se instala o xorg e os apps de uso pessoal.

[xerxeslins] Aparentemente o FreeBSD não tem um bom suporte a hardware como o Linux.
Então os usuários podem ter problemas mais frequentes com drivers de rede sem fio, ou coisas assim.
Que não vão funcionar. Deve ser por isso.

[kads] Quando utilizei pela primeira vez foi com o pfSense em um Dell PowerEdge em um cenário corporativo e atualmente instalei o em um laptop com cpu intel.
Problemas não irão ter com redes sem fio se tiverem um hardware pci ou usarem um dongle usb com firmware/driver compatível com o projeto, onde é necessário ver a lista "Wireless Network Interfaces" aqui:

https://www.freebsd.org/releases/12.0R/hardware.html

Configuração são estas duas referências:

https://www.freebsd.org/doc/handbook/network-wireless.html
https://www.freebsd.org/doc/handbook/config-network-setup.html

[edps] Eu já testei ambos, tanto o FreeBSD como o OpenBSD e minha principal impressão foi: LENTO!
Como usuário normal de desktop eu desejo que meu hardware tenha fluidez.

[kads] Instalei o FreeBSD 12-RELEASE e no meu hardware teve uma resposta rápida, mas do ponto de vista do moderno de desktop, os BSDs estão alguns anos atrás do Linux.

[ru4n] Não sei qual o nicho no mercado os *bsds atendem hoje (servidores maioria são Linux), mas para uso em desktop é bem pobre, devido ao reconhecimento de hardware como dito pelos colegas.

[kads] Na minha opnião o nicho de mercado seria a solução opensource de firewall PF que foi portada do openBSD e é usada no OPNsense baseada no HardenedBSD e o pfSense free ou comercial com licença gold é o melhor Firewall saindo sempre melhor que o Linux.

Outro ponto a se considerar é a licença CDDL do OpenZFS que obedece à diretrizes opostas à GPL e nisso, o Linux ficou em desvantagem, não podendo incorporar o ZFS como sistema de arquivos nativo do Sistema e sabemos que o ZFS é ainda seguramente o melhor sistema de arquivos do Mundo.

Referente ao mercado praticamente tomado pelo Linux nos servidores e mesmo com o trabalho no projeto de performance do DragonFlyBSD que pode ser visto aqui https://www.dragonflybsd.org/performance o linux leva maior vantagem e opção por vários orgãos militares/governamentais e corporativos.

Mesmo embora o FreeBSD seja usado nos Servidores de Banco de Dados do WhatsApp, nos Servidores de Produção e da Base de Dados relacionais do Netflix, e como base para desenvolvimento de sistemas embarcados como o MacOSX (através da derivação do Darwin), e PlayStation 4 da Sony.

Com a saída do projeto Trident para o GNU/Linux surgiu uma nova opção chamada FuryBSD que pretende ser uma estrutura sã para carregamento gráfico de drivers proprietários de terceiros como conexão sem fio, que ao contrário do GhostBSD que usa MATE e é baseado no TrueOS, ele usa XFCE e é baseada no FreeBSD 12.1-RELEASE.

Experiência de LiveCD, Suporte de impressão pronto para uso, mais alguns aplicativos padrões incluídos para fornecer uma experiência completa na área de trabalho com a integração contínua para atualização e integração de serviços de diretório (Active Directory e LDAP).

Mais informações pode ser obtida através do seu manifesto: https://www.furybsd.org/manifesto



16. Re: onde estão os usuarios de bsd ?

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 27/12/2019 - 01:07h


xerxeslins escreveu:


Aparentemente o FreeBSD não tem um bom suporte a hardware como o Linux. Então os usuários podem ter problemas mais frequentes com drivers de rede sem fio, ou coisas assim. Que não vão funcionar. Deve ser por isso.

--
"There are lots of Linux users who don't care how the kernel works, but only want to use it. That is a tribute to how good Linux is." - Linus Torvalds


Isso mesmo. No tempo em que a Internet rodava quase 100% em "Adobe Flash", os BSD não suportavam essa tecnologia (foi a época em que mexi com eles, e também com o OpenSolaris). Os BSD são mais voltados aos usuários técnicos, àqueles que "são do ramo" (trabalham com ou estudam informática).



01 02



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts