psfdeveloper
(usa Debian)
Enviado em 16/09/2010 - 23:01h
Eu dei uma olhada no link do post acima, e me parece que é apenas um port do Qt para a API Cocoa do IPhone. Se for isso, é necessário o XCode da Apple para compilá-lo e instalá-lo em um Iphone.
Recentemente a Apple modificou a sua licença de publicação de aplicativos na Apple Store, aceitando ferramentas de terceiros para o desenvolvimento em Macintosh (http://www.zdnet.com/blog/burnette/apple-lets-in-java-and-flash-should-android-be-worried/2091). Provavelmente a empresa que mais se beneficiará com isso é a Adobe, que poderá relançar sua ferramenta de desenvolvimento Flash para iphone, ficando a opção de desenvolver sistemas em Flash (usando o Gnash, por exemplo) e, depois, portá-los para Iphone.
Fora isso, há uma plataforma que porta aplicativos Java para Cocoa/iPhone, encontrado em
http://www.xmlvm.org/overview/. Entretanto, para compilar o aplicativo final, você ainda precisa do XCode no Mac OS X. Para ajudar, eles falam que existe um emulador de iPhone feito em Java (!). Entretanto, o aplicativo está, ainda, em versão Alpha, mas pode ser que valha a pena tentar. E programar em Java é muito mais interessante que programar em ActionScript do Flash.
As ferramentas de desenvolvimento da Adobe estão em
http://labs.adobe.com/technologies/packagerforiphone/ e um artigo sobre elas pode ser encontrado em
http://www.adobe.com/devnet/logged_in/abansod_iphone.html. Não acredito que essas ferramentas sejam gratuitas, muito menos Open Source. Mas, talvez, também valha uma tentativa.
Eu sou um usuário de Mac OS X, mas acho uma estupidez da Apple limitar o tipo de ferramenta que se pode usar para desenvolver um aplicativo que, no final das contas, vai ser usado em um hardware que eles mesmos vendem.
Espero ter ajudado.
Abraços.