SDK Apple [RESOLVIDO]

1. SDK Apple [RESOLVIDO]

Luan Kleber
luanyata

(usa Ubuntu)

Enviado em 16/09/2010 - 20:39h

Pessoal, acho que veu ter um tempo pra mim dedicar a programação, então resolvi mim dedicar a plataforma Apple, porem não tenho disposição(R$)para comprar um Imac ou um Macbook, para poder começar esses estudos... a pergunta é??
Teríamos uma ferramenta SDK para Linux, ao alguma ferramenta que eu possa programar para Iphone???



  


2. Re: SDK Apple [RESOLVIDO]

Luan Kleber
luanyata

(usa Ubuntu)

Enviado em 16/09/2010 - 22:54h

Vlw ai cara... n conseguir baixar n... revirei tudo, e n sair do lugar


3. Re: SDK Apple [RESOLVIDO]

Paulo Silva Filho
psfdeveloper

(usa Debian)

Enviado em 16/09/2010 - 23:01h

Eu dei uma olhada no link do post acima, e me parece que é apenas um port do Qt para a API Cocoa do IPhone. Se for isso, é necessário o XCode da Apple para compilá-lo e instalá-lo em um Iphone.

Recentemente a Apple modificou a sua licença de publicação de aplicativos na Apple Store, aceitando ferramentas de terceiros para o desenvolvimento em Macintosh (http://www.zdnet.com/blog/burnette/apple-lets-in-java-and-flash-should-android-be-worried/2091). Provavelmente a empresa que mais se beneficiará com isso é a Adobe, que poderá relançar sua ferramenta de desenvolvimento Flash para iphone, ficando a opção de desenvolver sistemas em Flash (usando o Gnash, por exemplo) e, depois, portá-los para Iphone.

Fora isso, há uma plataforma que porta aplicativos Java para Cocoa/iPhone, encontrado em http://www.xmlvm.org/overview/. Entretanto, para compilar o aplicativo final, você ainda precisa do XCode no Mac OS X. Para ajudar, eles falam que existe um emulador de iPhone feito em Java (!). Entretanto, o aplicativo está, ainda, em versão Alpha, mas pode ser que valha a pena tentar. E programar em Java é muito mais interessante que programar em ActionScript do Flash.

As ferramentas de desenvolvimento da Adobe estão em http://labs.adobe.com/technologies/packagerforiphone/ e um artigo sobre elas pode ser encontrado em http://www.adobe.com/devnet/logged_in/abansod_iphone.html. Não acredito que essas ferramentas sejam gratuitas, muito menos Open Source. Mas, talvez, também valha uma tentativa.

Eu sou um usuário de Mac OS X, mas acho uma estupidez da Apple limitar o tipo de ferramenta que se pode usar para desenvolver um aplicativo que, no final das contas, vai ser usado em um hardware que eles mesmos vendem.

Espero ter ajudado.

Abraços.


4. Re: SDK Apple [RESOLVIDO]

Luan Kleber
luanyata

(usa Ubuntu)

Enviado em 16/09/2010 - 23:32h

pow cara vlw ... vou dar uma revirada nesse material, mais pelo que eu ja vi aqui o adobe so roda no Windows e no Mac =\ ...
eu ja estou ate pensando na possibilidade de emular o Mac aqui no linux msm... mais pode haver travamento essas coisas...
lembro que uma vez no escritório fazendo um Lab a maquina aceitou... já a minha aqui em casa carregava um erro... =\


5. Re: SDK Apple [RESOLVIDO]

Paulo Silva Filho
psfdeveloper

(usa Debian)

Enviado em 17/09/2010 - 02:05h

Olha, Luan, desde que comecei a trabalhar independentemente, eu me tornei ABSOLUTAMENTE contra o pirateamento de software. Tanto que no meu micro só tem coisa legalizada (uso um Mac, e o Mac OS X tem um suporte fantástico a ferramentas OpenSource - eu desenvolvo no Mac e porto tudo para o Linux num piscar de olhos), mas, no seu caso, vou aconselhar uma coisa que sou totalmente contrário: você pode tentar o Hackintosh. Basta ir no Google e digitar Hackintosh, e você vai ter um monte de links. Eu conheço um cara que instalou e usou perfeitamente.

Mas eu sou contra esse tipo de coisa. Dá tanto trabalho fazer esses softwares piratas rodarem que eu acho que vale mais a pena pagar pelos originais proprietários. Eu não tenho problemas ideológicos com software proprietário, afinal todo software tem sua licença e a nós compete respeitá-las, apenas.

E se você está iniciando o aprendizado sobre desenvolvimento no iPhone, pega leve. Vá até http://www.gnustep.org/ e aprenda o máximo sobre Objective-C, sobre as APIs gráficas do GNUStep. As APIs do GNUStep e da Apple são absurdamente similares a ponto de parecerem praticamente as mesmas. E isso é o básico para qualquer desenvolvedor Apple. Mesmo para o IPhone, que também usa Cocoa. A melhor documentação a respeito de Objective-C está em http://developer.apple.com/library/mac/#documentation/Cocoa/Conceptual/ObjectiveC/Introduction/intro... .

Enquanto você aprende Objective-C e Cocoa, vai guardando um dinheiro e compre a versão mais barata desse Mac aqui: http://store.apple.com/br/browse/home/shop_mac/family/mac_mini?mco=MTM3NDkzNjU , da Apple Store, mesmo. Em nenhum lugar você vai conseguir mais barato. E ele aceita todos os periféricos de PC, inclusive o monitor, apesar de eu recomendar a compra de um teclado específico de Macintosh. Compre, também, o adaptador hdmi -> vga. Você vai precisar.

Essa máquina aí pode parecer absurdamente cara, mas, acredite, os computadores da Apple costumam ser muito parrudos e essa maquininha é tudo o que você precisa para desenvolver QUALQUER programa para iPhone.

Abraços.


6. Re: SDK Apple [RESOLVIDO]

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 17/09/2010 - 02:48h

Existem Máquinas Virtuais do OSX. Eu mesmo tive a curiosidade de baixar uma e rodá-la no VMWare.

Não sei se as MV disponíveis rodam o SDK da Apple, mas vi muita gente falando nisso quando procurei pela imagem.

Veja a MV rodando aqui:

http://vivaolinux.com.br/screenshot/Blackbox-Sempre-quis-experimentar/





7. Re: SDK Apple [RESOLVIDO]

Paulo Silva Filho
psfdeveloper

(usa Debian)

Enviado em 17/09/2010 - 11:40h

Caro pinduvoz,

as máquinas virtuais, com toda certeza, devem rodar as ferramentas de desenvolvimento da Apple porque elas não dependem de hardware. E acho que tentar uma máquina virtual com o Mac OS X pré instalado deve ser a forma mais fácil e efetiva de conseguir desenvolver para iPhone fora do hardware da Apple. Mas essas máquinas virtuais ainda são Hackintoshes e podem ter limitações, mas apenas em nível de hardware.

O maior problema é conseguir o XCode adequado para a versão do MacOSX da máquina virtual. Se existir uma máquina virtual com o Mac OS X Leopard (Versão 5), o XCode e o iPhone SDK pode ser conseguido nesse link: http://iphonesdkdev.blogspot.com/2010/04/old-versions-of-iphone-sdk.html. Se não conseguir, tente através do Gnutella ou de sites de BitTorrent. Em algum lugar essas APIs vão estar.

Boa sorte.


8. Re: SDK Apple [RESOLVIDO]

Luan Kleber
luanyata

(usa Ubuntu)

Enviado em 17/09/2010 - 11:48h

Galera Vlw mesmo a ajuda de vocês vou recolher cada material, aqui descrito... agora vi que em algumas especificações para rodar o MAC, meu pc é MSI, processador Intel core 2- 2.13 Ghz, 2 Gb de memorio dd2 667, placa de video ATI radon HD 4670, o monitor e um samsung no formato 1440x 900.

com isso vou conseguir rodar sem grandes problemas???


9. Re: SDK Apple [RESOLVIDO]

Paulo Silva Filho
psfdeveloper

(usa Debian)

Enviado em 17/09/2010 - 11:58h

Vale, também, dar uma tentada em http://connect.apple.com. Para acessar você precisa criar um Apple Id. Uma vez que você entrar nesse site, procure por Developer Tools e o XCode e o iPhone SDK que você precisar devem estar lá para você instalar no seu Hackintosh.

E, mais uma vez, não recomendo a utilização do Hackintosh. Economize um pouco e compre um software oficial.

E, novamente. Boa sorte.


10. Re: SDK Apple [RESOLVIDO]

Luan Kleber
luanyata

(usa Ubuntu)

Enviado em 18/09/2010 - 01:13h

obrigado a todos... agora só falta eu me dedicar aos estudos
;)






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