marcelomauro
(usa Ubuntu)
Enviado em 02/09/2013 - 20:59h
mintbox escreveu:
Só completando a questão acima:No caso de eu usar um editor de texto,tipo o emacs,eu escrevo o código nele,depois rodo no terminal ?
Se você tiver familiaridade com os editores Vim e Emacs, eles são excelentes, principalmente quando habilitamos alguns recursos através de plugins. Porém para que vem do windows, trabalhar com este tipo de editores não é tão natural visto que eles usam uma outra abordagem que não aquela dos tempos das interfaces gráficas. Se esse for o seu caso, use o gedit mesmo, ele lhe servirá bem. (Mas depois aprenda a usar estes editores).
Um editor de texto serve para QUALQUER linguagem. Quem compila é o compilador, não é o editor.
Uma IDE é apenas um programa que integra todas as funcionalidades em um único lugar. Por exemplo, no codeblocks ou devc++ o botão Run (Execute) apenas faz com que o compilador setado por padrão seja executado por traz, recebe suas saídas e lhe mostra num espaço reservado para isso. Ele também auxilia na compilação de muitos arquivos de uma vez só. Como falei antes, ele apenas automatiza as tarefas que todo programado, mesmo não gostando de fazer manualmente, precisa conhecer.
O colega acima deu um bom exemplo de uso do Vim. Com alguns plugins o Vim se torna uma IDE. Mas não perca tempo, AGORA, com ajustes de editores. Aprenda primeiro a programar como se você só tivesse um computador com terminal. Foi assim que os primeiros programadores construíram a maioria dos pais de todo programa que usamos hoje.