paulo1205
(usa Ubuntu)
Enviado em 09/05/2016 - 11:40h
Eu já vi serem indicados aqui pelo menos dois canais no YouTube com “aulas” de C++, mas eu não recomendo nenhum desses dois.
Aliás, eu não recomendo nenhum. Embora ache altamente louvável o desprendimento de quem as publica, sou cético das videoaulas de programação, pois não consigo entender como produtivo ficar vendo o “professor” digitar caráter por caráter de um programa de exemplo (que, num livro, já estaria todo impresso na página), ao mesmo tempo em que fala a respeito do assunto que o programa deveria ilustrar.
Ensinar a programar, bem como a muitos dos conceitos por trás dessa arte, requereria muito mais representações por meio de diagramas ou outro tipo de representação gráfica do que simplesmente código na tela de um IDE (
integrated develpment environment). Não costumo ver tais recursos nessas videoaulas. Se fossem aulas apenas de C++ (ou C, Java, Assembly ou outra linguagem qualquer), voltadas para quem já sabe os conceitos e está aprendendo apenas uma sintaxe nova, poderia até ser. Para quem ainda precisa entender os conceitos em si, a linguagem pode ser um fator que mais atrapalha do que ajuda.
Aprender a programar depende de duas coisas: boas referências sobre cada assunto, e de fazer muitos exercícios de programação -- de preferência mostrando a utilidade no mundo real -- para fixar cada assunto. Bons livros costumam ter as duas coisas. Em comparação, os dois canais a que me referi acima são ruins de conteúdo (muitos conceitos imprecisos ou gritantemente errôneos, e metodologia altamente questionável), e simplesmente não propõem exercícios.
Um terceiro item que também ajuda muito (se é que se pode contar como separado, porque talvez seja uma parte da pluralidade de boas referências) é alguém a quem recorrer para tirar dúvidas que apareçam durante a execução dos exercícios. Não sei se os autores de videoaulas têm tempo livre e disposição para tirar dúvidas.