Diede
(usa Debian)
Enviado em 07/02/2010 - 18:05h
É tudo uma questão de mercado, então depende.
Depende de quanto você já sabe, com o que pretende trabalhar, de quais cursos já fez, de quais certificações já tem...
...e de qual empresa que você pretende que te contrate.
Há empresas que exigem certificações MCP. Outras CCNA. Outras exigem MCP, CCNA, LPIC, SCJP e tudo mais que exista.
Outras exigem que você apenas saiba escrever seu nome :-)
E em outras, você entra pelo Q.I. (Quem Indica), então não faz diferença.
Você pode tirar uma certificação hoje e esquecer o conteúdo com o tempo (ok, você precisa renovar as certificações com o tempo, mas isso é outra história).
Também pode ser que você leia todos os livros preparatórios, pratique, mas não faça as certifações em si: Você terá o conhecimento, e em alguns lugares conhecimento prático pode contar mais que um papel dizendo que você tem conhecimento.
Certificações podem ser um diferencial no seu currículo, que vai ordená-lo na mesa do RH, mas, tecnicamente só fazem diferença no papel, ou não.
Particularmente, eu não diria que é "necessário", mas mal não vai fazer. Se você juntar uma certa quantia, umas horas para estudar e se dedicar a fazer algumas certificações por semestre, com certeza daqui um tempo você não terá menos oportunidades de emprego do que tem agora...