alexabolada
(usa Debian)
Enviado em 08/06/2023 - 16:16h
Olá,
Sinto muito ouvir que o problema persiste. Vamos tentar algumas outras soluções:
1. Verifique se o daemon Freshclam está executando:
[b]$ pgrep freshclam[\/b]
Se ele estiver executando, você verá o ID do processo. Caso contrário, não retornará nada. Se o Freshclam não estiver em execução, tente iniciá-lo:
[b]# systemctl start freshclam[\/b]
Em seguida, verifique novamente se ele está em execução com o comando "pgrep".
2. Verifique as permissões do arquivo de log:
[b]# ls -l /var/log/freshclam.log[\/b]
Verifique se o arquivo pertence ao usuário e ao grupo "clamav". Se não, corrija as permissões:
[b]# chown clamav:clamav /var/log/freshclam.log[\/b]
3. Pode ser que o espelho de atualização esteja temporariamente indisponível. Você pode tentar usar outro espelho de atualização no arquivo "freshclam.conf". Por exemplo, altere a linha:
[code]DatabaseMirror db.pt.clamav.net[\/code]
Para:
[code]DatabaseMirror db.us.clamav.net[\/code]
Lembre-se de reiniciar o Freshclam após fazer alterações no arquivo