meinhardt_jgbr
(usa Debian)
Enviado em 20/05/2011 - 20:07h
Por padrão e por medida de segurança a grande maioria das distribuições (distros) linux cria um usuário sem prerrogativas de administrador pelo qual o sistema inicia. Quando você precisa fazer alguma alteração no sistema que possa comprometer o mesmo, o sistema pede para você se logar como root, mesmo naqueles sistemas em que você é o único usuário. No caso do Ubuntu, você pode simplesmente dar o comando que vai necessitar no terminal usando um artificio que o transforma em administrador apenas temporariamente que é o comando sudo.
Para por exemplo, atualizar os (programas) aplicativos e arquivos do sistema por exemplo, você poderá abrir um terminal e digitar sudo apt-get update logo depois do sinal de prompt $. O comando ficaria assim:
$ sudo apt-get update
Feito isto o sistema vai pedir a sua senha de administrador, que foi registrada quando você instalou o sistema.
Você pode também ficar logado como administrador, usando o comando su, depois do prompt de usuário comum no terminal, como abaixo:
$ su
o sistema vai pedir novamente a sua senha de administrador (root) e vai mudar o prompt de $ para #.
Estando logado como administrador os riscos de danificar o sistema são grandes, pois nada vai impedi-lo de fazer aquilo que quiser e você não será avisado de que poderá estar cometendo um erro e danificar o sistema. Por esta razão as distros linux em geral usam prioritariamente o login como usuário normal e não administrador ou root.