hrcerq
(usa Outra)
Enviado em 04/10/2014 - 21:25h
Teixeira escreveu:
Existem certos programas feitos para Windows que são campeões de excelência já no Windows.
Como exemplo temos o AutoCad e o SAP que não têm concorrentes à altura. Mesmo no ambiente Windows, os programas similares passam lá ao longe da qualidade destes, que por sinal são respectivamente "caro" e "caríssimo", mas que valem a pena usar.
Seria impossível conseguir com que alguém desenvolvesse DE GRAÇA programas com tal nivel de sofisticação e estabilidade, mesmo porque, como já disse, nem mesmo os similares pagos chegam-lhe à altura.
Infelizmente, nem o AutoCad nem o SAP chegaram - ou chegarão - ao software livre, exatamente por seus altos custos de desenvolvimento.
Prezado Teixeira,
Embora eu concorde que para muitos programas não há alternativa à altura (o que é lamentável, diga-se de passagem), seu comentário leva a crer que software livre e software gratuito são a mesma coisa.
É natural que para algumas categorias de software não exista ainda um modelo que permita ao software livre ser desenvolvido de maneira economicamente viável, mas isso se aplica apenas a uma parcela do mercado de TI, tal como é o caso do AutoCad, que vc citou.
De fato, produzir uma alternativa para o AutoCad que seja livre e ofereça um retorno financeiro que compense o custo de produção não é tarefa fácil. Ainda assim, nada impede que isso aconteça, tal como aconteceu já com uma ampla fatia do mercado de TI.