rapharocket
(usa Solus)
Enviado em 14/03/2011 - 23:58h
Difícil mesmo é encontrar uma forma de "produzir" (que na verdade é transformar) energia em larga escala que não seja agressiva ao meio-ambiente e ao homem:
Hidrelétrica -> Alaga-se áreas enormes matando animais, destruindo florestas, desviando rios e desabrigando pessoas humildes de áreas rurais ou ribeirinhas.
Termelétrica -> Gera uma quantidade significativa de poluição, além da queima de combustíveis fósseis, dentre outros materiais.
Nuclear -> Gera energia sob as condições e riscos que todos conhecemos.
Enfim, eu poderia citar até mais meios de transfomar energia, porém sabe-se que atualmente os meios limpos de captação da energia produzida pela natureza (solar, eólica, maremotriz e algumas outras que compoem uma lista não muito grande) não são suficientes para produção em larga escala, de modo a atender populações de cidades (grandes) inteiras.
Não creio, sinceramente, que a questão da Usina Nuclear deva ser mesmo discutida com tanto vigor assim, afinal, os riscos sempre existiram e vão continuar existindo. O que acontece é que tanto as autoridades quanto a própria população só são capazes de enxergar isso quando alguma catástrofe acontece. Mas economizar energia mesmo que é bom ninguém quer!