ZeSilva
(usa Ubuntu)
Enviado em 21/05/2016 - 11:59h
luquinhas0021 escreveu:
Mano, o Mac OS é (Ou era) baseado em UNIX, mas, claro, é fechado.
Uma alternativa ao Wine é o PlayonLinux. É baseado no Wine, só que é mais intuitivo e mais gráfico.
Eu pesquisei, pra te ajudar e à título de curiosidade, as três distribuições que você baixou - Debian, Fedora e Ubuntu (Se puder me dizer a versão de cada uma, ficarei grato). Ubuntu eu tenho, então eu posso falar com mais propriedade desta distro que das outras rsrsrs!!! Ele é um sistema estável? Bem, o Ubuntu 16.04 estava me saindo muito, muito estável. Mas aí baixei o Ubuntu 16.10 Alpha 1 e encontrei quatro bugs nele, mas nada grave, entende? O que mais compromete a estabilidade é um que desaparece com o menu dos aplicativos (Aquele que aparece na barra superior do sistema quando você passa o mouse sobre a barra de títulos do aplicativo). Mas ele é fácil de resolver: é só encerrar a sessão e se logar. Cara, eu acho o Ubuntu bem seguro, e tal, apesar de alguns falarem que as ppa's abrem brechas de segurança, e tal. Isso não procede quando você instala ppa's dos repositórios oficiais de programas que já vem com o Ubuntu (Como o LibreOffice) ou quando você coloca ppa's dos repositórios oficiais de programas conceituados, tipo Google Chrome. O engraçado é que ninguém reclama disso quando se coloca atualização automática dos programas que se tem no computador pro CCleaner fazer, no Windows. Tem certas coisas que não me agradam no Ubuntu, como:
não ter uma interface gráfica pra definição manual de brilho, contraste, gama e saturação dos três canais RGB juntos e de cada um, separadamente (O Windows tem aquele assistentinho meia-boca, mas é melhor que o Ubuntu, que tem nada);
o administrador não ter permissão root nativa, sem ter que acessar o Terminal;
não ter interface gráfica pro driver da Intel;
...
Não sei se o Ubuntu é o sistema Linux mais humano, só sei que ele é bem intuitivo, mas muitas coisas ainda têm que ser feitas pelo Terminal, o que não é o fim do mundo pra mim, mas poderia ser diferente.
Quanto a atualizações, o Ubuntu tem fome e sede de estar com a última versão de qualquer programa, externo ou interno, inclusive o kernel! rsrsrs Apesar da Canonical ser um pouquinho conservadora quanto a isso (Ela sempre coloca versões no máximo duas atrás da última), é muito fácil definir ppa's e instalar a última versão de qualquer programa! Isso me chateou um pouco, pois baixei o ppa do LibreOffice, e instalou uma versão release candidate. Tá, é otimizada ao Ubuntu 16.10, mas... Ah, tudo bem, de boa! Já estava marcado mesmo "Ativar funções experimentais"!!!
O Debian é exatamente o contrário do Ubuntu em questão de atualizações, mas dizem que é a distro Linux mais estável. A resistência em atualizar é um empecilho pra você e pra mim, cara, pois emperra o suporte a equipamentos novos, e tal. O intervalo entre o lançamento de uma versão x.0 e de outra, (x + 1).0, é, na melhor das hipóteses, de dois anos. Isso significa que ele não consegue dar suporte às atualizações constantes do kernel Linux, que são, entre uma versão x.y e outra, x.(y + 1), de aproximadamente 3 meses. Não te aconselho a usá-lo.
Falando dessa última questão que coloquei, voltando ao Ubuntu, por a Canonical lançar versões estáveis de seis em seis meses, todas as atualizações do kernel Linux lançadas nesse meio-tempo são perfeitamente suportadas pelo sistema, até porque a Canonical as otimiza.
Nunca utilizei o Fedora, mas, pelo que vi, ele é bem funcional, além de ter um Terminal cujas informações são mais detalhadas que as dadas pelo Terminal do Ubuntu. Dizem que ele é mais estável e mais rápido que o Ubuntu. Lançado o Fedora 24, talvez eu mude a distro Linux que está aqui.
Neste post que eu fiz, eu dou várias sugestões para as próximas versões do Ubuntu, ou até mesmo recursos para minha própria distro. Leia-o e o comente lá ou aqui mesmo:
https://www.vivaolinux.com.br/topico/Ubuntu-e-Kubuntu/O-que-eu-adoraria-ter-novo-no-Ubuntu-1610Ubunt...
Abração!!!
Oi Boa Tarde, tudo bem?
Primeiramente, perdão pela demora, essa semana foi corrida e não consegui entrar para poder responder com calma.
Baixei Debian 8.4, fedora 23 e Ubuntu 16.04.
Entendo perfeitamente sobre o bugzinho que vc fala do ubuntu...até pq instalei desde a versão 14.04 no pc dos meus pais, pq adoram baixar filme por torrent (safadinhos) e desde de 14.04 atualiza sozinho, nunca travou uma vez, nunca nada...benzadels!
Tem que ter atualização e ser estável.
Estou testante o Debian agora...e sabe o que estou achando? M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O!
Seu post a respeito o dos pedidos do novo Ubuntu, vamos lá:
- Permissão root como padrão: eu não mecho em nada rsrsrsrs, eu instalo o SO e os programas, e não mexo em nada, só trabalho.
- Portabilidade dos comandos do Terminal: Isso eu concordo.
- Atualização automática da versão estável do kernel: também concordo.
- Raiz enésima: não intendo sobre o assunto, então, penso, mas logo não existo pq não sei.
Suporte a arquivos .exe: total e absoluta concordância com isso.
- Painel de desinstalação de programas: total e absoluta concordância com isso.
- Interface gráfica de controle manual: faz falta mesmo.
- Possibilidade de desligar a tela e manter o áudio: concordo, ainda mais tocando aquela track lista anos 80/90 e uns eletrônico.
- Recurso nativo semelhante ao Wine, mais intuitivo e mais gráfico: total e absoluta concordância com isso.
Acho que no mundo livre, a escolha da distro é igual comprar uma roupa, vai do gosto/precisão/vontade de cada um.
Bem, agora vamos aos prós e contras.
Inkscape/Gimp/Scribus:
((estou sendo muito, muito, muito superficial, só estou elencando os pontos que achei mais curioso)).
- Está fazendo dois meses que estou usando, larguei da tríade (AI, PS e ID) e só uso eles, até porque se eu não pegar eles de frente não entendo.
- Descobri da forma mais ingrata que ele não cria páginas (inks como pode isso). Ai tem que gerar todo a arte em parte e juntá-las no scribus (eu estou fazendo assim, se alguem tiver como me ajuda, fique à vontade).
- Área de Trabalho: tríade livre/tríade paga se equiparam, na minha opinião, porque os dois são confusos. Trabalho com tríade paga faz bons 5 anos e ainda tem hora que me perco.
- Estabilidade: bate de frente com a tríade paga.
- Saída para impressão: CTP e afins, gerou o pdf (scribus) e imprimiu com fidelidade de cores.
- Trabalha de uma forma absurdamente fácil com o inkscape/gimp.
Vou testar mais pra poder ver e postar aqui.
É Isso.
Bom sábado fera.
É noix.