listeiro_037 escreveu:
A primeira coisa é garantir sua fonte de consulta. Se você não tiver duas máquinas, não instale por enquanto. Use uma delas para ir obtendo informações na internet e tirando dúvidas sobre o que é necessário fazer.
Há uns quinze anos, quando meu modem não funcionava no Linux, era muito ruim tirar dúvidas sobre o que fazer para as coisas funcionarem. Possuía apenas uma máquina e tinha de ficar rebootando e entrando no Windows© para consultar internet.
Estrategicamente você deveria descobrir se sua máquina é 32 ou 64 para instalar o sistema. Se for 32, fique sabendo que não há mais Chrome para 32. Porém existe Chromium, que é quase o mesmo código-fonte e que poderá quebrar o galho.
Depois será bom você aprender sobre como funciona disco rígido. O tal particionamento. Coisas como partição primária, partição estendida, partição lógica, setor de boot, sistema de particionamento GPT, sistema de particionamento DOS/MBR, ordem de boot no sistema, como mudar ordem de BOOT no SETUP.
Depois hierarquia de diretórios no Linux. Principalmente para que serve o diretório / (o nome do diretório é apenas uma barra e é a raiz do sistema, não confundir com o diretório chamado root e com o usuário de administração chamado root). Diretório /boot é importante porque é onde fica o kernel. Diretório /home é importante é é onde ficarão suas coisas.
Se você precisar reinstalar, poderá ser bom ter o diretório /home numa partição separada. Por isto seria bom você saber o que são partições e diretórios do sistema para quando for instalar dar tudo certo. Mesmo que seja tudo automático, você saberá o que está acontecendo.
Depois sobre o que são pacotes e repositórios. Você não precisa baixar programas de lugares como Baixaqui. Tudo é automatizado. Os programas ficam em lugares razoavelmente seguros e possuem confiabilidade. Pode não ser exatamente algo com o que se esteja acostumado a trabalhar, mas a oferta é grande.
Saber para que serve o arquivo /etc/apt/sources.list e o diretório /etc/apt/sources.list.d/ também ajuda a entender o que eram aquelas mensagens de erro lá atrás. Isto também entra no tema repositórios. Aprenda o que são PPAs e evite-os.
Tem também a administração de usuários e de permissões do sistema. Você não pode sair dando ordens ao sistema se o usuário em uso não tiver as permissões corretas. É por isso que há mais segurança que Windows©. A segurança natural do sistema pode ser burlada. Aí não tem jeito mesmo ...
Se quiser fazer uma pequena viagem ideológica poderá começar por textos simples:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Linux
https://pt.wikipedia.org/wiki/Projeto_GNU
https://pt.wikipedia.org/wiki/Software_livre
O Guia Foca é tido como uma fonte de conhecimento de boa reputação. É um pouco pesado porque ele não teria o objetivo fundamental aqui de instalar o sistema e sair usando. Esta é a versão básica. Há mais outras três.
http://www.guiafoca.org/cgs/guia/iniciante/index.html
Tem muita coisa nele que nesta ocasião deverá ser pulada. Em todo o caso, dê uma espiada para ver se há algo que ajude.
Linux Mint é uma distribuição baseada em Debian/Ubuntu. Possui a reputação de ser melhor que Ubuntu por possuir uma maior quantidade de bugs resolvidos, dando menos problema. E ainda contar com as facilidades administrativas.
Páginas de downloads:
https://www.linuxmint.com/download_all.php
https://www.linuxmint.com/download.php
https://www.linuxmint.com/download_lmde.php
KDE, Cinnamon, MATE e XFCE são os ambientes gráficos. Você poderá aprender um pouco mais sobre isto também. KDE e Cinnamo podem ser pesados dependendo da máquina. A sugestão é instalar MATE ou XFCE. A mídia de instalação possui estes ambientes por default. Nada impede de que outro possa ser instalado e configurado depois. Veja que há a opção de 32 e 64 bits. Sistemas de 64 bits *não funcionam* em máquinas de 32 bits.
Você deverá gravar a imagem ISO disponível no download num DVD ou num pendrive. Há vantagens e desvantagens em cada um dos métodos. Como você deseja fazer? Com a mídia preparada e funcionando normalmente, tudo estará pronto para instalação.
Tome cuidado com imagens corrompidas. Às vezes o download pode ter algum problema e a imagem baixada pode não ficar legal. Ou a gravação pode não sair legal. Daí podem acontecer uma porção de coisas, desde erro durante a execução da instalação, até erro no sistema depois de instalado.
Há métodos de se verificar a imagem baixada está boa. Bem como de verificar se o que for gravado no DVD e no pendrive está bom. Estas técnicas envolvem coisas como MD5SUM, SHA1SUM e outros nomes relacionados como os tais calculadores de hashes.
Falta confirmar com mais alguém daqui qual seria a melhor escolha. Veja que há Linux Mint baseado em Debian e Ubuntu. Tem também as versões anteriores à versão 18 atual, que possivelmente por serem um pouco mais antigas podem ser um pouco melhores.
Já instalei Mint em Desktop há muito tempo. É bem simples. Apesar de simples creio que obter conhecimento, por mais exagero profilático que se tenha, pode ser saudável.
Descrevi muita coisa. Talvez tenha faltado algo, que alguém mais possa se lembrar ou que me lembre depois. Se me lembrar direi depois. Tudo aqui é para a certeza de que nada dará errado. Sim, eu sou exagerado mesmo.
Aceito o seu conselho e vou seguir cada passo, realmente a única máquina que tenho hj é essa, então vou mergulhar nesse mundo pra aprender.
Muito obrigada pela disposição em me escrever este e-mail foi muito útil e esclarecedor.
Uma das coisas que desde o dia que liguei o computador e apresenta falha é a internet, toda vez que inicializa apresenta falha na LSB: RAISE NA INTERNET, sempre dificuldadespara conectar.
Desculpa o abuso.
Um excelente domingo pra você e sua família.
Muito obrigada.