armandosan
(usa XUbuntu)
Enviado em 14/07/2018 - 18:52h
Boa noite pessoal!
Novamente volto a apelar para a ajuda de vocês, na esperança de tentar solucionar esse transtorno que, somente essas distros, estão me arrumando. rsrs..
Acontece o seguinte:
Criei um pendrive bootável com Linux Mint 18.3, XUbuntu, Windows 10 Pro, Hirensboot.
O pendrive está 100% funcional. O testei em meu notebook Intel Core i5 e tudo ok. Instalei o Windows 10 Pro no meu Ryzen (com esse mesmo pendrive) e tudo ok.
Inicializo as distros Linux deste, pelo LiveUSB, no notebook, e tudo certo. Tudo funcionando. O Hirensboot também.
O problema aparece, quando tento inicializar o LiveUSB do Linux Mint 18.3 e XUbuntu deste pendrive no meu PC Ryzen 7 2700X. O live simplesmente não inicializa, diferente da maneira que ocorre no notebook Intel, onde tudo flui normal.
Mas a distro Linux que existe no Hirensboot, iniciou normalmente.
Então, decidi pegar outro pendrive, e baixei o Linux Mint 19 e fiz o teste apenas com essa distro nesse outro pendrive. E, iniciou o LiveUSB normalmente no meu notebook intel. Quando fui tentar pelo Ryzen, novamente o mesmo problema, não inicializa.
Vim a este site e, um usuário daqui do Viva o Linux, me sugeriu testar outras distros que não fossem derivadas do Debian. E me sugeriu a distro Solus. Fui até o site, baixei, a adicionei no mesmo pendrive que possui Linux Mint 19.
Quando fui bootar a Solus, pelo Ryzen, foi na hora. O LiveUSB inicializou normalmente. Quando fui inicializar o Linux Mint, novamente o mesmo problema. Para e não carrega a live. Não é possível nem instalar o LinuxMint.
Eu gravei pequenos vídeos para ajudar a expor, com maior clareza, detalhes de como é o travamento no Ryzen, e como vai normalmente no Intel. Vale lembrar, que peguei esse mesmo pendrive, e o testei no meu antigo Desktop (que hoje pertence a um amigo). Um Intel 7700K. Cujo possui a mesma BIOS UEFI que a minha, por serem placas mãe muito parecidas da ASUS (inclusive versão da BIOS). A única distinção é mesmo o CPU.
E funcionou normalmente pelo PC Intel Core i7.
No vídeo, mostro as configurações da BIOS, que já estão abertas a iniciar qualquer SO. Segue os vídeos:
Veja no primeiro vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=lmZHV9MZUhk&feature=youtu.be
No segundo vídeo, mostro que só ocorre com derivados Debian/Ubuntu, pois no mesmo pendrive, tem o Solus e funciona:
https://www.youtube.com/watch?v=51hg204CuIc&feature=youtu.be
Meu setup:
CPU: Ryzen 7 2700X
Mobo: ASUS ROG Strix X470-F Gaming
Memória: Gskill TridentZ RGB 16gb 3600mhz (Ativada em 3466mhz cl 16 16 16 36, para se obter maior estabilidade).
VGA: RX 460 2gb.