Delusion
(usa Debian)
Enviado em 03/10/2016 - 08:51h
O fato de vc remover um pacote e ele levar outros juntos (comigo já aconteceu de levar o ambiente gráfico inteiro) não é culpa do gerenciador de pacotes e nem da distro (se for refusefuki). O verdadeiro responsável por isso é o sistema de empacotamento. Nesse quesito, os sistemas com base em Debian são os piores. ( Mas eles têm outras vantagens, como maior compatibilidade de hardware, entre outras muitas). Opensuse também é pensada para ser uma distro inchada. Veja que isso não representa um problema para seus usuários, se um pacote depende de outro, mesmo que vc não vá usar, instale tudo e pronto, afinal é uma distro "completa". Definitivamente odiei esse zypper/yast. Apesar disso, no fedora, que também é .rpm não tem tantas amarras. DNF é faixa preta em deps.
Maaaas, depois do systemd, é meio inútil se preocupar com autonomia do sistema, ele instala sozinho muitas coisas que vc não pediu, durante atualização. Única forma de ter um sistema enxuto e ter controle sobre ele é não usar systemd, nesse caso, somente as bases em slackware ou substituir na unha, mas para o user não técnico ou não-apaixonado não compensa...
...além disso, se for rolling release, esqueça, sempre vai inchar, gerar muito lixo, desnecessariamente. Mas mesmo assim existe uma solução: fique ninja no seu package manager e remova manualmente o que achar supérfluo (se for possível). Isso envolve conhecer os nomes dos pacotes e alguma pesquisa. Acredito que pouca gente faz isso, mesmo os técnicos vão removendo apenas aquilo que conflita.
----------------------------------------------------------------------------------------------------
Não importa a distro que você usa, o que importa é o que você faz com ela.