homemsemnome escreveu:
Jbaf escreveu:
O problema de usuários avançados como você é que vocês projetam nos outros o conhecimento que
vocês detém! Você não é um mero usuário comum como disse, pois você já entrou no mundo Linux com um conhecimento prévio sobre informática -- conhecimento esse que um lídimo usuário novato não tem! Tente se colocar no lugar dos outros.
Vejamos aqui a descrição do seu perfil:
Profissão: Autônomo - Manutenção em Micros e Vendas
Habilidades:
Formado em Análise de Sistemas. 28 anos profissionalmente trabalhando com diversas ferramentas como: CA-Clipper Summer '87, CA-Clipper 5, Delphi, SQL, Novell, Nosplus Server, Visual Basic, FoxBase e DBase III Plus.
Descrição:
Ao todo, somam-se 37 anos em experiência com micro computadores voltados para análise e programação. Sempre usando plataformas Microsoft. Só em 2013 é que conheci "a fundo" o GNU/Linux e o tenho como SO principal.(Debian 8, Slackware 14.2 e Ubuntu LTS).
Quando eu me referi a usuário novatos, eu não estava me referindo a pessoas como você que já entendiam pelo menos o mínimo de informática e decidiram migrar para o Linux; mas sim usuário como eu que o máximo que sabiam fazer antes de adentrar no mundo Linux era crackear um programa no Windows. Essas pessoas não entendem de hardware e tampouco sabem o que é particionamento de disco, teclado ABNT2, diferenças entre 32 bits e 64 bits, etc. Essas pessoas são
realmente leigas, e para elas a carga de novas informações a serem aprendidas seria tão grande ao entrar no Slackware que isso iria gerar um desnorteamento nelas.
Como eu disse, qualquer um pode instalar o Slackware guiado por algum tutorial da internet, mas
instalação e
aprendizado não são exatamente sinônimos. Não é bem por aí. Um caboclo que não sabe nem o que é um terminal terá
sim muitas dificuldades para
aprender a manusear bem o Slackware, pois ele não só terá que aprender do zero tudo sobre Linux, como também terá que aprender todo o básico sobre informática -- o que não será pouca informação, já que um assunto irá puxando o outro e quando você se der conta já terá umas 30 abas do navegador abertas sobre os mais variados assuntos abrangendo o mundo da informática. E outra: vocês já nasceram lendo tranquilamente uma p*** documentação gigantesca em inglês ou tiveram que aprender a fazer isso? Para vocês isso pode ser fácil, mas para um usuário leigo que muitas vezes nem sequer sabe o inglês direito (nem tudo você encontra em português na internet!), é bem difícil adquirir essa
qualidade. Sim, eu disse qualidade! Não é qualquer um que tem os dons de se sentar com calma e ler páginas e mais páginas da documentação oficial para poder aprender sobre isso ou aquilo. Eu apanhei bastante no começo e estou me habituando só agora.
Se você for um garoto prodígio que com 12 anos de idade já sabia programar e o c*******, meus parabéns para você! Vá de Slackware de uma vez. Agora, para os "meros mortais", não é prudente fazer isso pois você terá que aprender muita coisa ao mesmo tempo e isso irá atrapalhar o seu aprendizado. Como o
@Mauriciodez já me disse uma vez aqui: "Para aprender a andar você tem que começar engatinhando!". Deve-se ir por módulos, e não "metendo o louco" de uma vez.
E é claro que tudo o que eu disse aqui é somente a
minha opinião. Você é livre para fazer as suas próprias escolhas.
Por esse ponto de vista, é bem válido que o indivíduo comece por algo mais fácil. Mas, volto a dizer que tudo é muito relativo. E, como o amigo acima falou: há distros para todos os gostos e necessidades!