Linux leve em notebook [RESOLVIDO]

1. Linux leve em notebook [RESOLVIDO]

Heitor Temp
htemp

(usa Fedora)

Enviado em 07/02/2012 - 00:40h

Boa noite pessoal, como estão?
Há um bom tempo acompanho os tutorias e fóruns do Viva o Linux e resolvi me cadastrar no fórum. Minha dúvida é a seguinte: tenho um notebook Acer 4520-5726 (Turion x2 64 1.9, 2gb ddr2, 160gb hd, video nvidia 7000m). Esse notebook tem mais de 3 anos de uso,e ele já não roda mais como antes.
Uso Ubuntu 10.04 LTS 64 bits nele a um bom tempo. Sempre usei Fedora mas a partir da versão 14 começou a ficar pesado demais, e o touchpad não funcionava 100%. Passei a usar Ubuntu, o 11.04 também ficou pesado, o que me levou a usar o 10.04 LTS. Só que ainda assim não roda legal, tentei alguns tutorias que achei e ferrei com o SO, como sou iniciante, não consegui arrumar e tive que reinstalar o sistema, eu já deixo o /home em uma partição diferente para não perder dados nesse tipo de problema.
Gostaria de que se possível, alguém postasse algum link de otimizações que podem ser feitas no Ubuntu, melhor ainda se fosse no Fedora, para deixar o sistema levinho para meu notebook quase aposentado. Se por acaso essas distros não ficarem leves o suficiente, peço sugestão de outra distro tranquila de mexer e leve, e que seja atualizada frequentemente.
Peço desculpa se repeti algum tópico, mas não encontrei uma situação mais parecida com a minha, se tiver, postem o link para mim, por favor!
Obrigado desde já.
Abraços


  


2. MELHOR RESPOSTA

Guilherme Richter
forfou

(usa Fedora)

Enviado em 07/02/2012 - 02:09h

Oi amigo, por cima seu note ainda parece estar em bom estado :D
Antes de mais nada faça o belo backup de dados importantes ;)
Agora usando uma ferramenta em particular do hirrens boot cd, o MHDD, você pode usar ele para "deletar" blocos danificados e lentos. Isso é extremamente comuns em notebooks com bastante uso...(HDs sensíveis)
Agora vem a escolha da distro...
Recentemente voltei das minhas peregrinações por dezenas de distros atras de alguma leve, rápida, com um bom suporte,e futuro... e voltei ao ubuntu...
Se sua intenção é poupar o máximo de ram e processamento use o lubuntu (sim, eu sei que o site deles é feio e parece ter sido abandonado em 1995), mas como tu tem belos 2 GB... poso te sugerir o xubuntu, da pra personalizar ele como o gnome 2 <suspiros>, embora eu tenha radicalizado e arrancado o xfce4-panel e esteja usando o cairo-dock no lugar :)

Só percebi que eu podia fazer o que eu queria no ubuntu depois de montar meu próprio desktop no archlinux, ai pensei... mas o suporte do ubuntu é tão bom, os pacotes são bons, se não gosto da arte deles... eu tiro ela fora oras!

boa sorte

3. Debian Squeeze

André Canhadas
andrecanhadas

(usa Debian)

Enviado em 07/02/2012 - 01:38h

O debian 6 esta leve e estável rodo ele até em netbook, PC sempron 1.8 1GB Ram como tem preferencia pelo fedora pode instalar um versão leve de desktop como xfce ou lxde pois as versões novas vem com o gnome 3 que esta bem pesado


4. Re: Linux leve em notebook [RESOLVIDO]

Heitor Temp
htemp

(usa Fedora)

Enviado em 07/02/2012 - 08:58h

De fato meu guerreiro ainda faz o dever de casa, mas ele já está ficando devagar. forfou, realmente não tinha pensado em passar um "zero fill" no HD. Até pensei em fazer um upgrade nele (colocar 4 GB de memória e um HD Seagate Híbrido) já que por enquanto não tenho como comprar um note novo.
Gosto de Fedora pois foi a distro que tive um contato maior (meu primeiro contato com Linux foi com Kurumin) mas nas novas versões fica muito pesado no note.
andrecanhadas, até já mexi com Debian e achei ele meio complicado, claro que era a versão 4, foi logo que comecei a mexer com Linux, agora não sei como está.
Tentei Xubuntu antes de instalar o Ubuntu 10.04, mas não sei se foi erro meu ou não mídia de instalação, mas ficou com dando uns erros "locos".
O que estou pensando em fazer é:
1º - Zero fill no HD;
2º - Testar o Debian, e ver se me adapto, já que faz tempo que não uso;
3º - Se não der o Debian, tentar com Fedora+LXDE ou XFCE, e ver se vai reconhecer o touchpad, que até a versão 13 não reconhecia direito;
4º - Se Fedora não rolar, volto para o Ubuntu :)
forfou, eu já tentei essas customizações, é o que eu acho de melhor no Linux, mas nunca consigo fazer dar certo, sempre ferro com meu SO :(
Valeu pessoal


5. Re: Linux leve em notebook [RESOLVIDO]

Luis R. C. Silva
luisrcs

(usa Linux Mint)

Enviado em 07/02/2012 - 09:10h

Tenho um note dualcore, com 2GB de RAM e 160GB de HD e um net com 1,6Gh, com 1GB de RAM e 20GB de SSD.

Os dois rodam perfeitamente o Xubuntu 11.10. O problema dessas distros pesadas são suas interfaces gráficas. O Unity e o Gnme3 engordaram muito e se tornaram inviável para máquinas mais modestas.

Sendo assim, te recomento o Xubuntu. Já que tu és adepto do Ubuntu vai facilitar a adaptação.


6. Re: Linux leve em notebook [RESOLVIDO]

Daniel Lara Souza
danniel-lara

(usa Fedora)

Enviado em 07/02/2012 - 09:12h

tenho um notebook com 512 de memoria , processador celeron
e uso debian com xfce é muito bom e rápido


7. Debian

André Canhadas
andrecanhadas

(usa Debian)

Enviado em 07/02/2012 - 10:43h

Como seu notebook já tem 3 anos provavelmente não terá problemas com drives. Quanto ao touchpad no final da instalação é só marcar o pacote "Laptop" o máximo que vai ter que fazer é um ajuste da sensibilidade o que é bem simples com meia duzia de linhas.

Vai se surpreender a versão 6 ta bem estavel e leve perto das outras distros mais recentes
não é a toa que foi considerada a melhor de 2011


8. Re: Linux leve em notebook [RESOLVIDO]

Luís Fernando C. Cavalheiro
lcavalheiro

(usa Slackware)

Enviado em 07/02/2012 - 10:52h

Você realmente faz muita questão de ser algo da linha do Ubuntu ou do Fedora? Pois você poderia tentar o Arch (que depois de bem configurado fica leve que só vendo) ou o Slackware (que com alguma configuração, XFCE, um Pentium IV e 512MB de RAM deixou um Win7 Core i3 4GB RAM sem Aero comendo poeira, e que é recomendado para equipamentos mais antigos).


9. Re: Linux leve em notebook [RESOLVIDO]

Heitor Temp
htemp

(usa Fedora)

Enviado em 07/02/2012 - 11:23h

lcavalheiro, a escolha por Ubuntu e Fedora são por afinidade mesmo, pois nunca usei o Arch ou o Slackware, já conheço Fedora e Ubuntu já faz algum tempo.
Creio que Slackware seria um pouco mais complicado pois até onde eu sei ele é basicamente tudo "no braço", pois não gerenciador de pacotes, estou certo?
Realmente, pra mim que uso Ubuntu seria mais fácil mudar para o Xubuntu ou Debian. Ah, tentei o Mint e também não rolou legal, ficou um pouco mais pesado que o Ubuntu 10.04, mas imagino que não seja apenas questão de software, estou desconfiado que o hardware não está legal, testei memória e hd e não apresentou erros, mas vai se saber...Ou também pode ser pelo fato que acostumei com meu PC do serviço, que é muito mais potente (infelizmente roda Windows, pelas políticas da empresa).
A ideia do zero fill no HD foi boa, pois em 3 anos nunca passei, apenas formatei.
Obrigado pela disposição pessoal.


10. Re: Linux leve em notebook [RESOLVIDO]

Luís Fernando C. Cavalheiro
lcavalheiro

(usa Slackware)

Enviado em 07/02/2012 - 11:48h

O Slackware apresenta essa má fama em parte não mais justificada depois da adição do udev e do hal à distribuição. Entretanto, ele ainda usa o usuário como gerenciador de pacotes, os repositórios oficiais são mais pelados em comparação com as outras grandes distros (o que vai te forçar a compilar mais vezes do que você gostaria), a versão de 64bits não tem por padrão as bibliotecas de 32bits e o ambiente "gráfico" padrão após a instalação é o terminal (ainda que você possa configurar e escolher entre umas sete interfaces gráficas que já vêm com a distro e você poder compilar qualquer uma que lhe interesse).
O problema é que com a facilidade de uso vem um peso desgracento. O Ubuntu 11.04 não rodou com apenas 1GB de RAM no meu desktop (Unity de m%$&a, se me permitem dizer), e o Fedora parece ter gostado dessa idéia. O melhor que você vai conseguir no equilíbrio entre facilidade e baixa exigência de hardware é mesmo o Debian, ou o Arch, que não merece a má-fama de difícil que possui - mas com o Arch você vai ter um trabalho quase tão grande como o qeu teria com o Slack.


11. Re: Linux leve em notebook [RESOLVIDO]

Heitor Temp
htemp

(usa Fedora)

Enviado em 07/02/2012 - 17:12h

Realmente o que eu sei do Slackware é o que dizem em alguns fóruns e conversas de roda de bar :)
Eu uso linux a um bom tempo e sempre tive e ainda tenho problemas com o compilar, sempre acontece um erro e por falta de conhecimentos eu não consigo resolver (e geralmente não acho na internet também), preciso dedicar umas horas de estudo e testes para parar de apanhar, pois até onde sei que pacotes compilados geralmente rodam melhor.
Concordo que o Unity (que eu acho uma porcaria também) e KDE 3 seguem muito o padrão Windows 7 e MacOS x, cheios de frufrus (me desculpem os adeptos desses ambientes gráficos), prefiro o simples
e funcional.


12. Re: Linux leve em notebook [RESOLVIDO]

Neto Nardin
netonardin

(usa Arch Linux)

Enviado em 07/02/2012 - 19:48h

Pelo jeito voce gosta de deixar a distro instalada por um bom tempo então eu aconselho lmde comm xfce ou sabayon com xfce que são roling realease. Caso queira voltar ao fedora, fedora com xfce e no caso do ubuntu eu testaria o xubuntu, meu pc tem 4 anos e roda bem tanto xubuntu como fedora xfce gnome3, mas lxde roda muito bem nele. Mas tente o lmde que voce não se arepende.



01 02



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts