aguamole
(usa KUbuntu)
Enviado em 27/12/2023 - 21:52h
Deixa eu falar, quando um programa desenvolvido para rodar em x86_32 e ele roda também no x86_64 isso chama compatibilidade, ai eu pergunto a vcs o software que foi compilado apenas para x86 roda nativamente no x86_64? é a mesma coisa com o WINE, o programa rodando nele esta rodando nativamente no sistema operacional através de uma camada de compatibilidade, o x86_64 também roda programas x86 através de compatibilidade, compatibilidade não necessariamente torna a execução não nativa.
Não a nenhuma penalidade na execução dos programas através do WINE, os problemas que aparecem é devido a falta de compatibilidade implementada ou ate mesmo o próprio programa que foi programado para rejeitar execução em outro sistema operacional, o WINE não foi programado com a intenção dele se passar pelo MS Windows. Todos os programas que estão sendo executados no WINE tem acesso as alguma informações do sistema operacional em execução. Assim o desenvolvedor do software pode decidir pelo bloqueio.
Eu acho que é dificil para o WINE ficar perfeito devido a que o Windows esta sempre recebendo modificação em atualizações, a cada 10 anos a compatibilidade do código para a versão mais antiga do Windows é mais compatível é encerrado, a cada novo lançamento do Windows que leva 3 anos toma a atenção da equipe do WINE, A compatibilidade tem que ser programada na base da tentativa e erro, imagino que esses problemas devem ser o que torna a ferramenta problemática.