AndersonInacio
(usa Debian)
Enviado em 28/11/2018 - 11:56h
hrcerq escreveu:
RLFontan escreveu:
hrcerq escreveu:
Muito bem lembrado. Eu até posso dizer que ainda respeito o Debian, mas a decisão de migrar pro systemd foi uma besteira sem tamanho. A partir daí podem esperar um número cada vez maior de bugs no sistema. Creio que quanto mais se afasta da filosofia UNIX, mais a distro se perde.
A filosofia UNIX garante consistência, estabilidade e versatilidade. Quanto mais se engessa o sistema com aberrações como o systemd, mais problemático ele se torna, e vai se parecendo cada vez mais com um outro sistema o qual conhecemos bem as suas limitações.
Creio que o Devuan foi uma excelente iniciativa para resgatar aquilo que o Debian nunca deveria ter deixado de ser (e não por acaso resolvi usar essa distro). Acredito que tanto o Devuan quanto o Slackware partem dessa premissa de não jogar fora as lições aprendidas no UNIX.
---
Atenciosamente,
Hugo Cerqueira
Devuan -
https://devuan.org/
Rapaz, você pode explicar seu processo de transição do Fedora pro Devuan? Você era um dos assíduos usuários de Fedora do fórum! Algo em especial engatilhou sua mudança?
A migração aconteceu quando me aprofundei no assunto "por que o systemd é um problema". Uma fonte interessante pra saber mais sobre isso está aqui:
http://without-systemd.org/wiki/index.php/Arguments_against_systemd
Conversei com um usuário do Devuan, que me recomendou essa distro. Então resolvi testar e não vi nenhum motivo pra não migrar. Devo dizer que o tempo de boot melhorou muito, o que foi uma surpresa porque um dos argumentos a favor do systemd é que ele paraleliza o boot e que isso supostamente o faria iniciar mais rápido. Também achei o Devuan muito mais enxuto, como deve ser.
Usei o Fedora durante uns 6 anos mais ou menos. Sempre achei uma distro boa pela excelente documentação, comunidade ampla, fóruns especializados e pacotes atualizados. Mas eu não podia ignorar o problema fundamental do systemd depois de compreendê-lo. Diga-se de passagem, o Fedora foi o berço do systemd, e dificilmente voltaria atrás nesse aspecto.
Muitas distros estão se afastando da filosofia UNIX. A modularidade, a simplicidade e o foco nos arquivos texto são a base do UNIX, e o systemd vai na contramão disso. O resultado é um sistema mais engessado. Aumenta o número de dependências entre os programas, aumenta o número de bugs e diminui a agilidade na resolução de problemas.
---
Atenciosamente,
Hugo Cerqueira
Devuan -
https://devuan.org/
Vendo o link acabo de perceber que o erro de ficar impossível de desligar já aconteceu comigo, então possivelmente era o systemd
Absurd bugs and responses
freedesktop#74589 Unchecked null pointer dereferencing in PID 1 not considered a serious issue.
openSUSE#918226 systemd segfaults after updating from 208-23.3 to 208-28.1
GitHub#2402 Mount efivarfs read-only - Doing rm -rf / bricks your computer
Debian#776171 Unable to shutdown
Pessoal esse arquivo do systemd que começa com hífen vocês já viram em outras distros ?
Poor design
systemd has a filename that starts with a hyphen! - This causes all sorts problems as it will usually be interpreted as the start of a command option when used on the command line. You don't even need to specify the filename for it to cause problems as it will affect commands that use globbing. Not to mention that the file in question, "-.slice", they refer to as the "root slice" which causes confusion as the term "slice" has been used for decades as an alternative way of referring to a disk partition yet their usage is completely unrelated.