marcosjoao37
(usa Ubuntu)
Enviado em 09/09/2016 - 23:43h
Vejo todo esse assunto como um simples "depende".
Veja, pra o usuário simples, este que nunca usou windows ou mac ou qualquer outra coisa, vem para o mundo da computação: Para que serve para ele saber se a distribuição utiliza sistema A ou B para iniciar a interface? Ele deseja que todos os componentes, sejam eles de vídeo, entrada, saida ou de rede, funcionem normalmente para uso diário.
Digo como exemplo o antigo episódio do bloqueio do Whatsapp no Brasil. Quem quis saber que se você usando uma VPN qualquer instalada (um software qualquer para conexão) pelo PlayStore do android faria com que
todos os seus dados passassem por um PC e que eles podiam ser capturados e lidos? Eles sabiam que acabariam de perder a privacidade? Eles ligariam para a "liberdade" de poder se conectar a uma VPN de empresa A ou de comunidade B?
Ai é que esta: A comunidade GNU/Linux é tão grande e tão
MARAVILHOSAMENTE linda que existem distribuições para (quase) todos os gostos. E se ainda não houver, você vai lá e cria.
Se você quer adotar um padrão de vida 100% livre, instale distribuição X. Se você não está nem ai pra questões técnicas ou filosóficas diante do fuzuê, instale distribuição Y.
Sempre haverão pessoa que sentarão em frente a um PC, notebook, smartphone, qualquer outra coisa, só pra trabalhar, ou jogar, ou ler documento para pesquisa do TCC.
O importante é haver
OPÇÕES, e que você possa escolher
QUALQUER UMA a
QUALQUER MOMENTO para instalar no seu dispositivo.
Sabe o que eu mais gostaria esses tempos? Instalar um Debian no meu smartphone da ASUS com uma interface KDE desenvolvida para pequenas telas com gerenciador de chamadas e um gerenciador de WIFI. Ou instalar um Gnome modificado para pequenas telas.
Mas sabe qual é o problema? Eu não tenho basicamente
NENHUMA opção (ao menos não conheço, apenas o CyanogenMod, mas não é o ponto onde quero chegar) para mudar de distribuição no meu smartphone.
O mundo deve ter opções para quem quer sair da caverna e pra quem deseja ficar nela e ser espiado por todos e por tudo.
Só precisamos de
opções e de
liberdade para usá-las.
--
Graciosamente,
João Marcos S. e Araújo