mattfly
(usa Outra)
Enviado em 20/11/2018 - 18:50h
A função de hibernar é útil para mim porque com ela posso mudar de sistema operacional e voltar restaurando tudo o que estava fazendo. Porém desde o ubuntu 17.10, com as correções para o meltdown e spectre eu acredito, tornou-se difícil hibernar com o ubuntu. Suspender ainda funciona.
Até agora no 18.04 LTS era possível hibernar usando o driver nouveau, mas se instalasse o driver 396 da nvidia o sistema travava apos eu rodar o hibernate em s2disk: saving to disk
Agora com a atualização para o driver 410, e atualizei o kernel com o ukuu para a versão 4.19.2, o snapshooting to system funciona e o note desliga, mas trava ao tentar restaurar e não consegui ver nenhuma informação útil ao restaurar e tenho que forçar o desligamento então.
Já pesquisei muito por "ubuntu failed to resume from boot after installing propretary drivers" ou coisas do tipo e tentei algumas coisas, mas nada mudou ainda. Se desabilita o modo nvidia pelo nvidia-settings e reiniciar a função de hibernar funciona. Vi uns papos que poderia dar um rnmod na nvidia_drm antes de hibernar e depois habilitá-la denovo, mas uso o driver com o servidor X então o módulo não pode ser parado. Seria de alguma forma útil não usar o driver para o servidor X? Uso a gpu para steam proton e renderizações usando
Meu note é um inspiron 15 da dell, com uma gtx 1050ti. Será que tem algum hack ainda para resolver isso o o geito é esperar mais até o linux kernel consiliar com a nvidia.