removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 11/05/2015 - 21:43h
Eu já testei o Gnome3, MATE/Gnome2, KDE, Xfce, LXDE e Fluxbox e Openbox. Por uma questão de desempenho e versatilidade faço mais uso do Openbox e Xfce.
Gnome3: Gosto do conceito inovador, tem efeitos elegantes, dá até gosto ficar jogando o cursor no canto da tela só pra ver o "dashboard" (acho que é assim que se chama, será?:), mas acho pouco prático e pouco produtivo para quem gosta de usar várias coisas ao mesmo tempo.
MATE/Gnome2: Como uso notebook, ter duas barras na tela é um desperdício (o que dá pra mudar, é claro). É relativamente leve, personalizável, mas não sei porque nunca me agradou muito não (só questão de gosto mesmo).
KDE: Tem um visual impecável, segue o estilo tradicional e consagrado de desktop (o que é bom), mas acho muito cheio de tranqueiras inúteis ou desnecessárias e é muito pesado para minha máquina.
Os ambientes tipo *box são inegavelmente superiores em termos de desempenho e possibilidades de personalização, mas são muito trabalhosos de configurar, tudo tem que ser feito na unha e requer tempo e paciência.
XFCE: é meu preferido por ser personalizável, tem algumas facilidades e pode ser incrementado a vontade. Eu uso com o Compiz e fica excelente: tenho efeitos sem pesar na máquina. Tem funcionalidades que se ajustam bem com minhas necessidades, como a facilidade de renomear vários arquivos no Thunar apenas apertado o F2; O Thunar é super rápido e permite a criação de ações personalizadas sem limites; plugins no painel que me permitem acompanhar em tempo real o desempenho do sistema e da internet; tem um bom gerenciamento das janelas (minimizando a sobreposição); etc, etc.
Embora não seja perfeito, acho que atualmente o XFCE é a melhor opção entre leveza/desempenho e facilidade/produtividade. Fica num meio termo e pode ser usado em qualquer hardware, desde o mais potente ao mais modesto.