removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 10/05/2012 - 11:36h
Já vi em alguns sites testes de desempenho com btrfs, e o mesmo se saiu muito bem, algumas distros como do debian e mint já incluem o mesmo durante a instalação como opção de uso. O objetivo é torna o btrfs como padrão das distros, porém algumas distros como fedora, openSUSE e Ubuntu ainda estão com o "pé atrás".
afirmam que não tem ferramenta de gerenciamento aprimorada ainda (estável) pois normalmente o sistema é verificado com o fsck.
O mais legal que acho é que empresas como: Oracle, Red Hat, Fujitsu, Intel, SUSE, STRATO trabalham no seu desenvolvimento, e querem como principal objetivo manter ele veloz e com tolerância de falhas.
Fontes:
http://www.linuxmagazine.com.br/lm/noticia/novo_kernel_do_oracle_linux_traz_suporte_ao_btrfs
https://btrfs.wiki.kernel.org/index.php/Main_Page
O que já sei é que qualquer sistema de arquivos pode deixa você na mão, pois com um arquivo aberto e desligamento repentino na máquina , o arquivo que estava sendo usado pode recuperar a estrutura do mesmo ou não, deixando você na mão.
o que pude perceber foi muitas pessoas dizendo que XFS e JFS trabalha bem na criação, gravação e leitura de arquivos XFS mais para arquivos grandes e JFS para arquivos menores. porém a tolerância a falhas ficou muito divergente as opniões, gente dizendo que não "aguenta" nada quanto a tolerância de falhas e outras dizendo que suporta sim.
Meus Testes:
O Desempenho na criação do sistemas de arquivo XFS e JFS é muito rápido, bate de longe o ext3/4, pelos meus testes até agora.
Na inicialização não vi grande diferença, mas notei um pouco mais de velocidade em comparação com a dupla ext3/4. porém essa velocidade se dá pelo fato que o XFS e JFS só usa o jounaling para gravar em log alterações de metadados (permissões,acessos, alterações e etc) e não os dados dos arquivos, por isso que eles até o momento (dos meus testes)não faz verificações nos dados dos arquivos somente nos metadados assim como faria um ext3/4 no dados e metadados após as desligamentos "forçados" por mim, fazendo seu boot ficar mais rapido, no entanto teoricamente, eles realmente pode deixar você na mão assim como outros sistemas de arquivos como mencionei anteriormente. mas seria mais rápido já que não verifica a estrutura completa dos arquivos apenas metadados. .
Espero que o btrfs fique maduro o suficiente para coloca-lo em produção, por enquanto vou instala-lo numa máquina virtual e ver como ele se comporta.