albfneto
(usa openSUSE)
Enviado em 04/05/2011 - 00:14h
que eu saiba Funtoo é mais atualizado que o Gentoo "recomendado". No Gentoo, a Fundação gentoo recomenda o ramo stable. O que acontece é que muitos Gentoístas e usuários usam o ramo unstable. Funtoo e os Gentoo Like também usam o ramo unstable de Portage Aí, não só é atualizado, mas Gentoo, Funtoo, Exherbo etc... são Rolling Release e Bleeding Edge, como o Arch,o Debian SID e o Aptosid.
Funtoo inclusive usa Kernel GIT (atualmente, kerneis 39, 40 e 41)
kernel experimental, enquanto Gentoo usa gentoo-sources ou kernel Vanilla.
O que ocorreu ( e o site citado deve ser dessa época,é que entre 2006 e 2008, o Gentoo teve uma séria crise, e o Portage ficou com muitos pacotes antigos, defasados... Mas nunca chegou ao nível do velho Debian Stable, pacotes com um ano, ano e meio, em linux é muito.
agora instabilidade? claro os Bleeding Edge tem, mas Gentoo, Funtoo, Sabayon e Exherbo são tão customizáveis que podem ficar estáveis como Pedra, ou instáveis como Geléia, ao gosto do freguês!
Stildre: Você está certo, Paludis foi inventado para o Exherbo, é considerado um sucessor do Portage,compatível com Portage, mas poucos Gentoístas o usam. O desenvolvedor é o mesmo do Exherbo.
Ele é multiformato, pode empregar formatos diferentes inclusive os do Portage, e no Exherbo, usa o formato exheres e é o gerenciador de pacotes padrão:
http://paludis.pioto.org/index.html