meinhardt_jgbr
(usa Debian)
Enviado em 15/08/2011 - 10:13h
Como você diz, "lutar sempre...desistir jamais" não deixa de ser até um preço bem baixo que estamos com isto pagando pela liberdade. Parabéns pela insistência!
Se você usa o Linux para alguma aplicação de maior responsabilidade onde os arquivos salvos sejam importantes, vale a pena aproveitar e aprender a manter na sua instalação o uso de partição para dados (/home) separada daquela partição onde são instalados os arquivos do sistema (/) que é o raiz.
Com isto, toda a vez que você decidir "meter o pé na jaca", você pode fazer isto com toda a tranquilidade, sabendo que seus dados não serão perdidos.
A medida que você for avançando no uso do Linux, vai ver que muito frequentemente surge aquela curiosidade e interesse em experimentar outra no HD, alguma distro nova. Por experiencia própria, vai decidir instalar.
Neste caso, a sugestão é de deixar uma ou duas partições preparadas exatamente para isto. Basta um espaço de 10 a 15GB para cada partição que você decidir criar. Com este espaço você vai poder instalar qualquer "sabor" de Linux em teste.
Se decidir manter uma distro "ancora" que não precise atualizar ou re-instalar com tanta frequencia, escolha alguma daquelas tradicionais com longo período de suporte (algo como as versões LTS na terminologia do Ubuntu - Long Term Support). Deixe esta distro instalada como ancora e faça experiencias para aprender novas coisas, naquela ou naquelas partições que você reservou para isto.
Com a pratica você vai ver que uma instalação limpa, a partir de zero é simples e rápida. O aptosid que mantenho instalado para sempre poder ter disponível o "ultimo do ultimo", leva em média algo como 6 minutos para uma instalação completa (apenas como exemplo). No meu caso, uso o Debian 6.0 estável (stable) como ancora pois troca de versão apenas a cada 3 ou 4 anos, pela sua indiscutível estabilidade, suporte e excelente performance, uso também o aptosid que é baseado no ramo instável do Debian chamado SID, com as ultimas versões disponíveis de kernel e aplicativos e outra distro em teste, neste caso o Mint LMDE.