felipe.facundes
(usa Arch Linux)
Enviado em 17/11/2013 - 02:16h
Enquanto eu amo experimentar com diferentes ambientes de desktop, distribuições e sistemas operacionais, mesmo, eu sempre me atraído de volta para Openbox no Gentoo Linux e Arch Linux. Acho que o meu ambiente de trabalho preferido não é, erm, um ambiente de trabalho em si, mas um gerenciador de janelas que é muito rápido e altamente configurável. Dá-me o que eu absolutamente necessário - um gerenciador de janelas - e então eu posso construir a partir daí.
Mas isso é além do ponto, o que eu quero fazer é lançar Gentoo Linux contra o Arch Linux como brevemente e rapidamente que puder.
Primeira parada? Instalação.
Instalação com Gentoo pode levar horas apenas para obter um sistema de base de trabalho, no entanto, você tem total controle sobre tudo que você instala. Isso inclui até mesmo escolhas braçais, como seu preferido logger do sistema e daemon cron - ou, a opção de ter nenhum. No entanto, esse controle fino significa que, mesmo que o kernel deve ser configurado manualmente, o resultado é que você tem um sistema sintonizado apenas para o seu hardware e preferências, no entanto, pode ser tedioso para os usuários esperam de um sistema para ser simples de configurar (para aqueles usuários, honestamente: Gentoo não é para você É uma experiência de aprendizagem dentro de si mesmo que você deve apreciar, eo resultado é que você tem um sistema perfeito feito apenas ao seu gosto).. Enquanto não há uma opção para configurar um kernel Gentoo usando 'genkernel' - um núcleo configurador automático - digamos pau para configurá-lo manualmente ;)
Com o arco, usando a instalação interactiva levou cerca de 20 minutos. Esta é uma enorme vantagem sobre o Gentoo, porém os controles de grão fino, tais como a escolha de um logger de sistema e daemon cron estão fora do alcance e automaticamente escolhido para você. Usando o Arch, eu nunca vejo isso como um problema, o usuário regular Linux geralmente não tenho nenhum problema com ele. No entanto, para aqueles que gostam de controlar tudo, manter o Gentoo.
A seguir, vamos falar sobre gerenciamento de pacotes.
Não é muito diferente entre elas, exceto portage do Gentoo, que lida principalmente com pacotes fonte, enquanto pacman do Arch lida principalmente com pacotes binários. Assim, pacman é ridiculamente rápido em comparação, no entanto, a opção de ser capaz de controlar o que é instalado com cada pacote no Gentoo (por exemplo, habilitar ou desabilitar o suporte gtk ou qt) está fora das mãos do usuário Arch. Na minha experiência, eu nunca encontrei um aumento significativo de velocidade na construção da fonte em relação à instalação de pacotes binários, porém o maior controle de gerenciamento de pacotes do Gentoo é imbatível.
Em termos de sintaxe, tanto portage e pacman tem comandos relativamente simples. Sem grandes problemas aqui.
Atualizações de configuração em Arch são tratados automaticamente, em comparação com o Gentoo, onde o usuário deve executar 'etc-update' e mão-pick que os arquivos de configuração para atualizar. O método de Gentoo geralmente é bom, no entanto, houve problemas no passado, ela pode se tornar uma séria dor de cabeça.
Da mesma forma, arco atualizações automaticamente e configura o kernel com todas as atualizações. No Gentoo, o usuário deve atualizar o kernel e siga os passos para configurar manualmente todas as opções desejadas, antes de compilar e copiar a imagem recém-construído para / boot /. Método do Gentoo pode ser propenso a erro se o usuário não está prestando atenção ao que deve ser selecionado, enquanto o método de Arch toma o controle - ou melhor, a responsabilidade - das mãos do usuário.
Falando de atualizações, eu sempre achei pacotes do Arch a ser um pouco mais até a data de pacotes do Gentoo. O kernel do Linux mais recente é sempre disponível mais cedo do que no Gentoo (pelo menos para uma arquitetura x86) e navegadores geralmente são atualizadas mais rapidamente, tal como acontece com o Firefox. Para ser justo, o Gentoo não atualizá-lo do pacote firefox binário para a última versão muito rapidamente, no entanto, a versão de origem parece sempre ficar para trás. A partir de hoje, a versão fonte do Firefox ainda está em 9,0 nos repositórios do Gentoo, a versão atual é 10,0.
Com velocidade, eu sempre achei que esta comparação seja muito peculiar.
Eis a questão, com o Gentoo, a velocidade pode ser muito afetado simplesmente por erro do usuário (ou o sucesso, para que o assunto). No Arch, as coisas parecem estar pré-configurado para o desempenho. Eu sempre achei Arch para o arranque mais rápido do que o Gentoo, minha instalação do Arch atual com Openbox leva 10 segundos para arrancar a um log de alerta, enquanto a minha instalação do Gentoo leva cerca de 20 segundos para chegar a um prompt de login. Gostaria de salientar que eu não use display (login) gerente. A diferença é surpreendente, eu sempre amei Arch devido à sua velocidade, mas eu nunca pensei que seria tão rápido - ou mais rápido - do Gentoo. Isso é mais provável devido ao erro do usuário, no entanto, e eu tenho certeza que existem maneiras de obter Gentoo para arrancar tão rápido, e talvez até mais depressa, do que Arch.
Diferenças de desempenho de aplicações são insignificantes, se alguma coisa, eu achei aplicativos do Gentoo para correr mais rápido, no entanto, tenha em mente que este está a ser extremamente exigente.
Eu quero mencionar mais uma coisa que eu vejo ser muito diferente entre Gentoo e Arch, a localização dos arquivos de configuração específicos.
No Gentoo, as configurações estão espalhados por uma série de arquivos de configuração. É claro, temos o nosso / etc / make.conf, mas temos também / etc / init.d / hostname, / etc / init.d / net, etc (trocadilho intencional). No Arch, a maioria das configurações são pegas em um, simples arquivo: / etc / rc.conf. Eu, pessoalmente, prefiro muito mais a forma como Arch, configurando é muito mais simples e muito configurando cleanerthan no Gentoo. Este curso é preferência pessoal, muitos podem preferir o caminho de Gentoo.
Eu acho que eu tenho que correr para baixo as diferenças mais importantes entre Gentoo e Arch. Alguns menores são a capacidade do Gentoo para funcionar em praticamente qualquer arquitetura, ea facilidade de configuração do X no Gentoo devido ao uso de bandeiras e outros / etc / make.conf configurações puxando automaticamente nas dependências, em comparação ao método de ter que instalar manualmente vário Arch X módulos, bem como o seu driver de gráficos.
Em geral, o padrão é claro: se você gosta de controle sobre tudo em seu sistema a partir de instalação, e você gosta de compilar pacotes por fonte e controlar suas opções de instalação através de opções de USE, você tem que usar Gentoo. É muito as mãos sobre a distribuição, mas os benefícios são extremamente gratificante. Se você gostaria de ter um sistema rápido em que a instalação é simples , sem limitar a escolha, a configuração é mais limpa e mais lógico, gerenciamento de pacotes é mais rápido e coisas como atualizações de configuração e atualizações do kernel do Linux são tomadas de cuidados, ir com Arch. Arch também é mais fácil de configurar WiFi e ALSA, entre outras coisas, e é descrito como sendo mais UNIX-like comparado a outras distribuições.
Minha preferência pessoal? Eu acho que ambos são sistemas operacionais configuráveis ​​extremamente poderoso e, aprecio e usar os dois. Por agora, no entanto, eu gosto da minha instalação Arch melhor do que a minha instalação do Gentoo, o fato de que Arch começa que os potenciais dores de cabeça Gentoo mais rápido e me aregonegive razão mais do que suficiente para usá-lo. E, vindo de Gentoo torna o uso e criação de Arch Linux uma brisa absoluta, a quantidade de conhecimento que eu ganhei de usar Gentoo é imensurável, e, definitivamente, de valor inestimável.
Mas, para mim, agora, as vantagens do Arco sobrelevar suas desvantagens - mais do que Gentoo. E assim, até que as minhas preferências alterar ou Gentoo me oferece algo novo, vou parar de usar o Arch.
[Usuários do Arch e Gentoo: qual é a sua distribuição preferida, e por quê? Outros usuários: Por que você escolheu contra Gentoo ou Arch]?
Fonte:
http://emergelinux.tumblr.com/post/17069173666/arch-linux-vs-gentoo-linux-a-brief-comparison-distro
Olha pessoal, minha intenção é a de ajudar, por favor antes de me criticarem por postar este comparativo (traduzido) é que também caí na malha fina da dúvida, em relação a estas duas grandes distribuições Eu uso o Arch (prefiro), por tudo o que fora exposto no aludido comparativo e por que simplesmente não há BUG, é muito bom mesmo.Mas, fiquei chateado por não se encontrar neste rol de distribuições indicadas deste site:
https://prism-break.org/
Tendo-se em vista, que o Arch pode ser tão seguro quanto você quiser.