removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 29/06/2017 - 02:29h
Wayland constitui-se em um novo protocolo gráfico implementado por um novo servidor gráfico. Alternativa ao protocolo X11 dos sistemas X.Org e XFree86.
Ja falhou porque o Wayland nao e um protocolo que pode ser levado a serio pra qualquer caso de uso acima de "preciso de um browser e editor de texto"
Os tradicionais desktops KDE e GNOME estavam ou já concluíram portabilidade para funcionar com o código. O sistema primeiro apareceu segundo o primeiro site em Fedora e disponível para GNOME. Tudo antigo. A coisa deve estar bem mais adiantada hoje.
Incorreto, Fedora nao tem nada a ver, Fedora simplesmente tem um marketing, sistemas rolling release com updates mais recentes como Archlinux, openSUSE Tumbleweed, Gentoo ja tinham a versao do Gnome ( esse que e o importante ) com suporte a funcionar como um compositor do Wayland, eles so nao se importaram em ficar gritando pro mundo como o Fedora fez.
A questão por aparecer em produtos que possuem alguma ligação com coisas ligadas a SystemD, como GNOME, que pode ser extremamente dependente, e no Fedora, que é produto da Red Hat, orquestradora daquela coisa.
RedHat tambem e a segunda maior contribuidora ( atras da Intel ) pro Linux ( quando eu falo Linux eu quero dizer Linux, a kernel, nada mais nada menos, e sim a RedHat tem o maior numero de contribuidores pra ela ) e sim pessoas que fizeram Wayland tambem trabalham pra RedHat, mas e comum a GRANDE MAIORIA de desenvolvedores de grandes projetos serem pagos por empresas, a Canonical emprega varios desenvolvedores pro Debian por exemplo, conheço um desenvolvedor do debian que e empregado pela SUSE.
Será que Wayland é uma implementação de servidor gráfico mais adaptada a interagir com SystemD? Este demônio dos infernos agora vai querer dominar o controle gráfico do equipamento, aparentando-se mais ainda ao outro sisteminha?
Systemd nao tem muito a ver com isso, o que o Wayland precisa e um controlador de sessoes, o logind do systemd ou ConsoleKit2 funcionam, Wayland tem suporte no FreeBSD tambem.