
ricardogroetaers
(usa Linux Mint)
Enviado em 22/12/2016 - 04:02h
Especificar, no fstab, a(s) partição(ões) a ser(em) montadas pela porta da placa mãe (sda, sdb, etc) onde o dispositivo está conectado e por tabela pelo arquivo que as representam em "/dev", está um tanto obsoleto. Isso causa o problema que voce citou acima.
Já especificando a partição pelo seu UUID, ela será sempre montada no ponto de montagem estabelecido, não importando em que porta o dispositivo de armazenamento será conectado. No caso de formatar a partição, é só colocar seu novo UUID no fstab.
O sistema de arquivos da partição (ext2,3,4; fat16,32; ntfs) não influi em nada. É claro que no fstab a 3ª coluna <type> e a 4ª <options> deve ter conteúdo condizente com o sistema de arquivos usado na partição.
Tambem não sei porque em pleno 2016 ainda se tem que especificar o tipo de sistema de arquivo que está na partição (3ª coluna <type> do fstab). Um sistema operacional moderno deve ser capaz de reconhecer automaticamente o sistema de arquivos de uma partição, se o S.O. suporta-lo, é claro. Talvez a opção "auto" ainda não esteja suficientemente amadurecida.