tenchi
(usa Slackware)
Enviado em 02/09/2007 - 18:19h
Cara, não vou mentir. Com menos de 128 de RAm você não vai conseguir rodar bem um sistema com interface KDE ou GNOME. Xfce? Não, se estiver usando o xubuntu. O pessoal do ubuntu conseguiu deixar o xfce extremamente pesado no xubuntu... Uma pena. Não é implicância com o ubuntu. É um fato verídico ;-)
A melhor solução, como já foi sugerido aqui é:
1- utilizar uma distro antiga, com uma versão antiga do KDE ou GNOME. Não recomento isto, pois é fato conhecido que estas interfaces tiveram um aumento significativo na usabilidade somente de uns cinco anos para cá (o kde 2.x era feio pra caramba ;-)).
2- Utilizar uma distro atual, mas utilizando menos serviços e programas mais leves.
Leia este artigo, que pode te ajudar (se é que vc já não resolveu o problema):
http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=7083
Também não sei como alguém pode sugerir o ubuntu. Não é criticando ele, mas todo mundo sabe que é a distro que atualmente mais consome recursos de máquina, justamente pela extrema facilidade de uso e recursos para o usuário.
Minha recomendação então é: Alguma coisa como um archlinux, slackware (alguma versão depois da 10) com xfce ou wmaker, ou enlightenment DR16, ROX-Filer, Abiword, etc. O Slackware e ArchLinux são ótimas pedidas para máquinas antigas. E para nova também, diga-se de passagem ;-)
Eu sei disso por experiência própria. Xubuntu com 128 de RAM não funciona. Fica muito lento. Usa-se muita memória virtual, etc. E finalmente... Trava. Acho que nem essa de "o dobro de swap" resolve...
Você também pode personalizar mais ainda a máquina com um kernel especialmente para ela, e também desabilitando alguns serviços que não são essenciais, etc.
Para acelerar mais a instalação, tente colocar o HD desta máquina em outra mais rápida. Aí depois é só colocar tudo de volta ao lugar.
flw.