hrcerq
(usa Outra)
Enviado em 27/09/2018 - 22:34h
omag0 escreveu:
[...] É imbecilidade levantar a bandeira de um e defender ou atacar com unhas e dentes.
Creio que imbecilidade é defender algo apenas por defender. Por ser o que você usa ou conhece, sem antes se dar a chance de conhecer o outro. Isso é imbecilidade total. Mas defender algo que você acredita ser melhor ou mais eficiente, sabendo exatamente o porquê de acreditar nisso não tem absolutamente nada de imbecilidade. Tem sim é coragem e discernimento quem se posiciona mesmo sabendo que será criticado por isso.
MS já errou muito, hoje, para a comunidade opensource, ela está se saindo melhor até mesmo que o Linux, a meu ver. O que ela fez com o .net core foi algo sem precedentes, em se tratando de M$. E só vem melhorando. Afinal, além da comunidade contribuir, ainda há uma empresa por trás, com todo o know-how e investimento ajudando.
O que a Microsoft fez foi perceber que existem segmentos em que ela não podia continuar usando o mesmo modelo comercial pois o resultado seria catastrófico. Observe que ela investiu em código aberto (e aqui faço questão de dizer código aberto e não software livre) apenas nos segmentos em que ela não domina o mercado. É o caso da nuvem (Azure), pois tem concorrência pesada com Google, Amazon e Alibaba. É também o caso do .NET, que você citou, que precisa concorrer com Java e Python, apenas para citar alguns.
Será então mudança de paradigma ou apenas uma jogada necessária para não perder mercado? Sinceramente não compro a ideia de que eles mudaram. Não tiro seus méritos, fizeram coisas boas também. Não sou dos que acreditam que a Microsoft representa tudo que há de ruim no mundo da TI e nada que haja de bom, mas também não acho que seja idônea uma empresa que tenta empurrar o Windows 10 a seus próprios clientes mesmo quando esses declaram abertamente que não querem fazer upgrade. Há casos esdrúxulos de upgrade desfarçado de atualização de segurança, e pop-ups que nunca fecham, para forçar o usuário a dizer sim para o upgrade.
Uma coisa que não intendo e nunca vou aceitar no Linux, é que sua comunidade é muito soberba e pouco unida. Mesmo se você diminuir o ecossistema, e olhar pela ótica de somente uma distro, ainda sim sua comunidade será soberba e desunida.
Não compreendo. O que te faz pensar que as comunidades Linux são soberbas? E o que te faz pensar que são desunidas?
Eu pergunto isso porque realmente não vejo dessa forma. Acredito que as comunidades Linux são bastante acolhedoras. O que não faltam são blogs, vlogs e foruns cheios de pessoas dispostas a ajudar. Artigos cuidadosamente elaborados, vídeos, tutoriais, perguntas e respostas, e uma infinidade de outras coisas elaboradas por pessoas que não esperam obter absolutamente nada em troca.
Já perdi a conta de quantas vezes vi a pergunta de um colega e dediquei meu tempo a pesquisar extensivamente o assunto antes de responder pra não correr o risco de desinformá-lo. E meu único objetivo nisso sempre foi ter a alegria de saber que ajudei o próximo. Já perdi a conta de quantas vezes vi outros fazendo o mesmo. Já vi também muitos excelentes artigos e tutoriais sendo publicados.
Tudo isso feito por pessoas que só querem ajudar. Vi inclusive muitas pessoas que não mereciam receber ajuda porque o que queriam na verdade era receber tudo mastigado, e ainda assim tiveram alguma ajuda. Quantas e quantas vezes não são feitas perguntas como "PELO AMOR DE DEUS ME AJUDA" sem dar uma pista do que está acontecendo. Quantas pessoas não querem nem mesmo informar direito o problema que estão tendo e simplesmente querem que a solução caia do céu, apenas porque elas querem? Pra mim isso sim pode ser considerado soberba. Querer tudo na mão, não querer ter trabalho e achar que outros devem ter esse trabalho.
---
Atenciosamente,
Hugo Cerqueira
Devuan -
https://devuan.org/