
demoreaux
(usa Debian)
Enviado em 31/12/2006 - 23:40h
feijaum ...
Tive o mesmo problema. Provavelmente existe um jeito mais facil, mas como também sou iniciante resolvi da seguinte forma:
Primeiro tem que descobrir como o linux enxerga a partição windows (pode ser hda, hda2, hd3, etc). Para descobrir acesse um terminal (como root) e digite o seguinte comando: cfdisk.
Preste atençaõ na ultima coluna que mostra o tamanho de cada partição. Veja qual é parecida com os 20GB (lembre: esta em MB - pelo menos esta assim no meu terminal) e depois veja na primeira coluna como o linux a nomeia (hda1, hda2, etc).
Saia do cfdisk.
Ainda no terminal, crie um novo diretorio na pasta /media (no meu é media, mas pode ser /mnt) usando o comando mkdir.
Exemplo: mkdir /media/meusarquivos
Agora falta mountar a partição usando o comando mount.
Digite: mount /dev/hdxx /media/meusarquivos -w -t vfat
Onde:
-w : monta a partição como leitura e gravação.
-t : tipo de sistema de arquivo usado pela partição. No caso fat.
Após este processo, se nao aparecer nenhuma mensagem de erro, irá aparecer um ícone na area de trabalho como o nome de meusarquivos que redirecionará para a partição windows.
Para desmontar a partição tenha certeza que não tem nenhum arquivo ou diretorio referente a esta partição aberto. Caso nao, acesse o terminal e digite (como root): umount meusarquivos
Esse esquema que te passei é mountando a partição no braço. Existe uma maneira de automatizar isto. Veja no link abaixo o item 4.5.1 fstab. Veja também o título 4.3 Pontos de Montagem que fala como o linux interpreta os discos e partições.
http://focalinux.cipsga.org.br/guia/iniciante/ch-disc.htm#s-disc-montagem