Renan98
(usa Linux Mint)
Enviado em 20/01/2018 - 11:28h
Primeiramente, minha situação, eu estou migrando aos poucos ao Linux, Linux Mint, e realizando formatações como aprendizado em um segundo computador que não é o meu principal, este ainda tem o w10 de fábrica, mas percebo que devido a configuração do sistema é relativamente pesado. Então, estudei um pouco sobre particionamento e formatação. Interessei-me no assunto a fim de otimizar e garantir mais segurança ao meu notebook.
Portanto, com relação a configuração do meu notebook, é esse:
- Processador Intel Celeron 1.60 GHz;
- Memória RAM 4GB;
- HDD de 500 GB;
- Arquitetura 64 bit.
A primeira dúvida é em como determinar as partições afim de não só utilizar o Linux Mint como eventualmente utilizar outra distro, haja vista que pretendo estudar mais a fundo sobre segurança de dados, administração de redes, etc. Tendo isso em vista, seria ideal deixar reservado logo duas partições raiz para minha distro principal e para outra, ou não precisa disso só pelo fato de poder instalar demais distros por meio de VMs logo na minha partição / ?
E sobre a configuração do meu notebook, o desempenho dele ficaria prejudicado caso utilizasse uma distro numa Máquina Virtual? Por exemplo o Kali Linux precisa de pelo menos 512 de RAM, excluindo a interface.
Desculpe a leiguice, mas não sei muito sobre máquinas virtuais rs.