dzm_linux
(usa Debian)
Enviado em 11/01/2013 - 12:18h
Deis, é o seguinte:
Só estou te ajudando porque você está se mostrando realmente empenhado em encontrar uma solução para o seu problema. Digo isso, porque (parece, pelo menos) que você está tentando encontrar a resposta por conta, e não somente esperando a solução aparecer mastigada pra você.
Isto é respeitoso, sem dúvida. Mas para o seu caso, você terá que ir além. Terá que entender alguns conceitos, para não se confundir mais pra frente. Você está procurando formas de instalar o logkeys e tal, mas não precisa.
Novamente, você vai precisar compreender alguns conceitos básicos.
Pra começar,
Deis escreveu:
Fiquei confuso com relação a esses dois:
root:x:0:0:root:/root:/bin/bash
ubuntu:x:1000:1000:Administrador:/home/ubuntu:/bin/bash
Como pode o " root:x:0:0:root:/root:/bin/bash " pode ser acima desse: " ubuntu:x:1000:1000:Administrador:/home/ubuntu:/bin/bash " se é a senha desse: " ubuntu:x:1000:1000:Administrador:/home/ubuntu:/bin/bash " que eu uso no terminal; uso a senha dela para abrir o Gerenciador de Pacotes Synaptic?
Esse: " root:x:0:0:root:/root:/bin/bash " nunca fez/fiz nada; quem que usa esse " verdadeiro usuário administrador do seu sistema " ou a senha dele?
Pra que que ele serve se eu só uso a senha desse: " ubuntu:x:1000:1000:Administrador:/home/ubuntu:/bin/bash " para fazer tudo?
Você tá começando a entender. O usuário root é historicamente o usuário administrador do sistema. Ele é criado junto com o sistema, e na instalação de distribuições mais espartanas, o usuário já configura uma senha pra ele desde o início.
No seu caso, vc tem a impressão de que o usuário "ubuntu" manda em tudo, porque na verdade, ele é um usuário comum que tem permissões par instalar programas, e desligar o computador.
Isso acontece porque o usuário "ubuntu" está incluído na configuração do comando "sudo", que dá permissões de root para um usuário comum.
A má notícia é que não vai adiantar eu responder 50 tópicos esclarecendo isso, se vc não entender estes conceitos.
Comece pesquisando (aqui mesmo no VOL) sobre os usuários comuns, o usuário root, o comando "sudo" e para quê ele serve, o comando "su", e para quê ele serve.
Vou continuar te ajudando neste post, mas é muito importante que vc entenda estes conceitos básicos, para poder prosseguir.
Continuando,
Uma vez que vc conseguiu definir uma senha para o root, não precisará mais usar o comando "sudo".
Vc poderá se logar direto como root:
Ex.
ubuntu@localhost$ su - root
(digite a senha de root)
root@localhost#
Assim, vc estará logado como root. Isso vai eliminar totalmente a necessidade de usar o "sudo".
Entenda também que, se o usuário "ubuntu" tem permissão de instalar pacotes, ele fará isso, como se fosse o próprio root.
De qualquer forma, qualquer programa instalado poderá, teoricamente, ser usado por qualquer usuário.
Entenda: o root, e apenas o root, pode naturalmente instalar ou desisntalar pacotes no sistema.
Dessa forma, temos o seguinte:
root - pode instalar naturalmente
"ubuntu" - tem permissão para instalar
demais usuários (mesmo aqueles que vc criou depois) - são usuários sem permissões especiais, e não podem instalar nada.
Para chegar na solução que vc quer, ainda faltam algumas etapas, mas é necessário que vc compreenda de verdade o que te passei até agora.
Obs. Esqueça essa história de ppa. Isto é um pouco avançado, e pode te gerar confusão por enquanto. A sugestão é que vc vá seguindo o passo a passo proposto aqui.
Abraços